Últimas Notícias

Sazes do Lorvão - Lar e centro de dia devem acolher primeiros utentes dentro de um ano

Se hoje passarmos pela localidade das Contenças, já podemos ver as obras que irão transformar a antiga escola primária daquela localidade da freguesia de Sazes do Lorvão, num útil, moderno e funcional Lar e Centro de Dia.
Em março, as previsões de Gilberto Simões, apontavam para que aquele equipamento estivesse a funcionar passado um ano desde o início das obras, o que poderá vir a ser uma realidade, já que os trabalhos decorrem a bom ritmo.
Recordemos então o que e naquele mês se escreveu acerca do assunto, num artigo assinado por Zilda Monteiro, no jornal "O Despertar": 
 

As instalações da antiga escola primária de Contenças, na freguesia de Sazes do Lorvão, concelho de Penacova, vão transformar-se num Lar e Centro de Dia, duas valências que irão dar uma nova resposta à população idosa da freguesia e respetivas famílias. 
O concurso para esta transformação foi já aprovado e já foi selecionada a empresa que irá dar vida à obra. Segundo Gilberto Simões, presidente da Junta de Freguesia de Sazes do Lorvão, os trabalhos devem começar em breve e têm um prazo de execução de 12 meses. Assim, se tudo correr como previsto, o novo equipamento social deverá abrir dentro de um ano, dando assim resposta às necessidades da população idosa e dos seus familiares.
Segundo Gilberto Simões, a parte inferior irá acolher a valência de Centro de Dia, enquanto a superior será adaptada para o lar, que terá capacidade para receber em simultâneo dez utentes acamados. As instalações irão dispor de três quartos duplos e quatro quartos individuais. O projeto prevê que sejam mantidos os traços exteriores do edifício da escola.
Este novo equipamento social irá acolher também os utentes que já frequentam o Centro de Dia que se encontra a funcionar numas instalações provisórias no edifício sede da Junta de Freguesia de Sazes do Lorvão.
Com o novo Lar e Centro de Dia, os idosos irão poder manter-se na sua freguesia, no ambiente que conhecem bem e perto dos familiares. Proporciona também melhores condições às próprias famílias que, assim, terão oportunidade de proporcionar melhores condições aos idosos sem os obrigar a sair da localidade e sem os privar do contacto com as pessoas que conhecem.
Orçada em cerca de 400 mil euros, a obra é financiada com fundos comunitários, contando também com a comparticipação da Câmara de Penacova, da AD ELO – Associação de Desenvolvimento da Bairrada e Mondego e dos baldios da Serra do Buçaco. O valor restante é da responsabilidade do Centro de Bem Estar de Figueira do Lorvão, instituição particular de solidariedade social que irá gerir a infraestrutura.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.