Últimas Notícias

Câmara de Penacova realojou sem abrigo

Vivia na rua há mais de cinco anos e acaba de conquistar uma casa nova. Falamos de Cirilo Santos, um sem abrigo que a autarquia de Penacova acaba de realojar. Nesse sentido, foi efectuado um levantamento das instalações municipais e, depois de transferir os serviços – GIP e Gabinete de Agricultura - que funcionavam no rés-do-chão do edifício da Eirinha para o espaço das Piscinas Municipais, a autarquia procedeu a obras, de forma a adaptar o espaço devoluto, adequando-o às exigências de alojamento de Cirilo dos Santos. Em causa está um espaço que, de acordo com a autarquia, irá servir, no futuro para alojar munícipes «que se encontrem em situação de carência habitacional, dependentes e com falta de suporte familiar».
Cirilo tem, agora, sublinha a autarquia de Penacova, «um espaço digno para viver, onde não faltam as condições necessárias para se sentir bem». Mais, e uma vez que já tem uma idade avançada e alguma dependência, a autarquia assegura, também, «apoio de retaguarda», através de instituições locais, «caso seja essa a sua vontade». Também o serviço de acção social da Câmara está atento à situação e «disponível para efectuar a articulação necessária para obtenção das respostas sociais de que este munícipe careça», refere a autarquia.
As preocupações com este sem abrigo não são novas. Com efeito, em finais de 2009, a Santa Casa da Misericórdia, respondendo a um repto do presidente da autarquia e do então pároco de Penacova, Rudolfo Leite, deu  prioridade total ao caso de Cirilo, garantindo o seu acolhimento na instituição. De pouco valeu, todavia, pois de acordo com a autarquia, «apenas ali permaneceu um mês, tendo saído por sua vontade no final de Dezembro».
De regresso às ruas, o sem abrigo voltou a ser motivo de preocupação, partilhada também pelos Bombeiros de Penacova, que fizeram uma exposição à Câmara. «Ao longo de 2010 o serviço de acção social da Câmara continuou a efectuar esforços no sentido de obter uma resposta de alojamento», tentando encontrar uma casa para arrendamento, sem êxito. Perante este “beco sem saída”, a autarquia procurou, “dentro de casa”, uma resposta ajustada, que conseguiu. Cirilo dos Santos está desde sexta-feira na sua nova casa.

[DC]

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.