Últimas Notícias

Município reforça rigor e boas contas num orçamento que conjuga Apoio Social e Investimento

Educação, Saúde e Ação Social têm este ano um reforço financeiro no município de Penacova, atingindo estas áreas os 2.246.147,00 euros. Com a aprovação das Grandes Opções do Plano na sessão da Assembleia Municipal de 29 de Dezembro, contando com os votos favoráveis da bancada socialista e tendo os elementos do PSD divergido, entre a abstenção e o voto contra, o Presidente do Município, Humberto Oliveira, frisou “a preocupação num esforço de solidariedade do município nesta altura em que as políticas do governo central têm oprimido as famílias e as empresas e têm causado um declínio na vida dos cidadãos”.

“Temos demonstrado que é possível fazer mais e melhor com menos dinheiro do que se gastava antes, se gerirmos com maior rigor, melhor critério e com efetiva proximidade. Isto tem sido bem visível ao longo destes anos”, refere Humberto Oliveira. Este orçamento agora aprovado espelha uma diminuição de 26% face ao último orçamento deixado pelo anterior executivo liderado pelo PSD.

Como foi recordado em Assembleia Municipal, o PSD, no último ano em que dirigiu a autarquia, elaborou um orçamento de quase 19 milhões de euros, tendo apenas conseguido receber pouco mais de 12 milhões de euros para fazer face a esse valor, ou seja, cerca de 65% do previsto, numa altura em que não existia a crise no País nem cortes do governo no poder local. O Orçamento para 2013 cifra-se em cerca de 15 milhões de euros, bem mais contido do que o último apresentado pelo PSD.

Foi ainda realçado que esta diminuição demonstra que o Executivo liderado por Humberto Oliveira não sucumbiu à tentação de apresentar um orçamento eleitoralista, sabendo-se que estamos a apenas alguns meses das autárquicas. A bancada socialista considerou que "este é um orçamento realista, respeitador da situação que as famílias atravessam e que demonstra grande sensibilidade social, ao mesmo tempo que incentiva o crescimento económico e o apoio a quem mais precisa".

Para além da preocupação social, este orçamento demonstra investimento na melhoria de infraestruturas rodoviárias (1.501.000,00 euros), bem como continuidade da aposta na reabilitação de espaços públicos e promoção do turismo (1.127.349,00 euros), bem como no fomento da matriz cultural em que o concelho se tem distinguido nestes últimos anos (659.990,00 euros). Para as juntas de freguesia serão transferidos 633 mil euros durante o ano de 2013.
NI/Munícipio de Penacova

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.