Últimas Notícias

CONFRARIAS vão voar pelo mundo a bordo da TAP

Promoção dos produtos ganha um novo fôlego, com a parceria com a companhia aérea. Embaixadas também estão na “rota” da Federação


A Federaçao Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) reuniu em Arganil para apresentação do plano de actividades para 2014, que destaca a «sensibilização dos poderes políticos para o papel da gastronomia na projecção do país junto dos mercados internacionais». Em debate esteve, também, a importância da gastronomia para o desenvolvimento sustentado das comunidades e a promoção do turismo, como alavanca na dinamização dos territórios mais desfavorecidos.

Para concretizar os seus objectivos, a Federaçao pretende alargar a presença das  confrarias na divulgação das suas regiões e a «dinamização de parcerias com diversas entidades potencializadoras da divulgação e promoção das riquezas do país». Nesse sentido, Olga Cavaleiro destacou uma parceria com a TAP, para a «a elaboração de filmes promocionais de cada confraria e dos diferentes produtos que defendem», cujo impacto será mundial, uma vez que «os filmes serão divulgados nos diferentes voos desta companhia», sustentou. Foi ainda aventada a «possibilidade de articulação com as embaixadas portuguesas espalhadas pelo mundo, tendo em vista divulgar os produtos nacionais», um projecto que arranca no próximo ano.

O congresso ficou ainda marcado pela aprovação de uma proposta apresentada pela direcçao da Federação, para atribuição do título de associado de mérito às confrarias que presidiram aos diferentes órgãos estatutários da FPCG, nomeadamente da Chanfana  da Panela ao Lume, nas pessoas de Madalena Carrito e Gonçalo Reis Torgal, respectivamente. No final decorreu um jantar de reflexão subordinado ao tema, “O vinho e o pão sobre a mesa e o Altar”, que contou com cerca de uma centena de presenças de delegados das várias confrarias, de Ricardo Pereira Alves, presidente do município de Arganil e da vereadora Graça Lopes.

Agradecendo «a presença das confrarias em Arganil», o autarca considerou «uma honra para o município» receber o congresso da FPCG. Dias Coimbra, provedor da Misericórdia, onde decorreu o encontro, realçou «o papel das confrarias na promoção e defesa das tradições gastronómicas», enaltecendo o trabalho de Olga Cavaleiro.

A palestra esteve a cargo de Paula Barata Dinis, especialista de História das Religiões e docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Jornalista Isabel Duarte

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.