Últimas Notícias

FEIRA DO MEL E DO CAMPO - Convívio e negócio reunem-se num só espaço

Certame decorre até amanhã, com 30 stands, e culmina com a realização do tradicional magusto


O mel e os produtos do campo fazem a festa, até amanhã, em Penacova, numa iniciativa que pretende, além de convívio entre a população, dar visibilidade a quem produz. A Feira do Mel e do Campo está, desde há alguns anos, associada ao ancestral magusto popular. Está e estará, porque esta é, sem dúvida, uma aposta ganha da Câmara de Penacova.

«É uma festa que promove o negócio e dá visibilidade adicional a cada um dos produtores e ao trabalho que fazem todos os dias», realçou ontem, na inauguração da mostra, o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.

Três dezenas de stands, na sua maioria de produtores de mel e de produtos do campo, bem como algumas instituições, preenchem o espaço da tenda gigante instalada no Parque Verde. É ali dentro que se espera a concretização de negócio, porque, na verdade, essa é também a finalidade da iniciativa. Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou isso mesmo, durante a inauguração, desejando que a Penacova se desloquem visitantes «de Coimbra ou de Viseu» porque, afinal, é para vender que se encontram os produtores. No exterior está garantida animação.

O espaço do magusto tradicional não é o mesmo e o Terreiro (no centro da vila) cedeu o lugar ao Parque Verde, onde decorrem todas as acções previstas.

O magusto, esse tem lugar amanhã, juntando as castanhas e as febras grelhadas, porque a festa, manda a tradição, é feita desde a manhã ao final da tarde, até ao momento que as últimas castanhas assadas na caruma são apanhadas e consumidas. A mudança de espaço «foi uma aposta ganha», garante Humberto Oliveira, que conta ainda poder fazer algumas melhorias no espaço para o afirmar, cada vez mais, como local de eleição para a realização de eventos.

Obras para melhorar o parque

O Parque Verde tem sido a aposta de Humberto Oliveira para a realização dos eventos do município, mas o espaço, ainda assim, admite, precisa de algumas obras. A Câmara de Penacova já realizou um estudo prévio sobre as melhorias necessárias, que incluem, nomeadamente, a regularização do terreno, algum ajardinamento e a construção de muretes junto à estrada, dando ao parque «um ar mais urbano».

Texto de Margarida Alvarinhas e fotos de Penacova Actual



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.