IP3 - autarcas querem tirar a intervenção do papel
Autarcas e deputados do PS eleitos pelos círculos de Viseu e Coimbra exigiram ontem ao Governo que “arranque do papel” a intervenção no IP3.
“Está a haver um atraso incompreensível no lançamento de obras que estão estudadas há vários anos. Faça-se. É urgente”, apelou Manuel Machado, após uma reunião que decorreu, em Coimbra, entre responsáveis políticos de ambos os distritos.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o IP3 “é uma via estruturante do território, sendo por isso “uma necessidade imperiosa e urgente”. Ainda assim, recusou comentar se seria preferível a criação de uma nova via ou a requalificação da existente.
“Estudos já há que chegue. É só escolher a solução que for melhor e a que for a mais económica e socialmente útil. Tem havido muitas delongas”, criticou o também presidente da ANMP
.
Projeto prioritário
Também José Junqueiro, deputado do PS eleito pelo círculo de Viseu, disse ser fundamental” tirar o projeto do papel e “colocá-lo na estrada como uma via que conduza à competitividade, evite a sinistralidade e que dê novas oportunidades aos concelhos”.
Como tal, o Governo foi questionado, pelos deputados socialistas Acácio Pinto, José Junqueiro, Mário Ruivo, Rui Duarte, Elza Pais e João Portugal, sobre “qual é o cronograma concreto, que o governo tem para a execução da ligação entre Coimbra e Viseu”.
“O que nós estamos aqui a dizer ao Governo é que não colaboramos em nenhum calendário eleitoral. Estamos aqui unidos para que a estrada se faça”, afirmou o deputado. Recorde-se que o troço faz parte das rodovias da llista de 30 projetos prioritários para o investimento em obras públicas, definido pelo grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado no relatório entregue ao Governo, a 27 de janeiro.
Primeira de várias reuniões
Durante a reunião de ontem foram analisadas outras vias de comunicação dos dois distritos. “Há diversos troços que têm sido anunciados há muitos anos, que não estão executados e que urge concluir, seja o IC6, o IC7 e outros”, notou Machado. O IP3 foi o tema central do encontro de ontem, o primeiro de outros que vão ocorrer no futuro.
Jornalista - Patrícia Cruz Almeida
Sem comentários
Leia as regras:
1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.