Últimas Notícias

DEBATE - Ministro da Ciência abre Fórum da AAC em Penacova



É uma estreia sob vários pontos de vista. Pela primeira vez o Fórum da Associação Académica de Coimbra (AAC) realiza-se em Penacova e, igualmente pela primeira vez, conta com a presença de um governante. Nada mais nada menos que o responsável máximo pela política educativa, Manuel Heitor. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa num debate, hoje, às 21h00, que marca o arranque oficial do Fórum da ACC. Também pela primeira vez, além de mais de meia centena de dirigentes associativos, o debate é aberto à participação da população, que «pode questionar o ministro sobre as política educativas, o Orçamento de Estado», sublinha José Dias, presidente da AAC.

Com uma experiência de dezenas de anos, o Fórum da AAC é considerado o «evento de excelência da Academia de Coimbra», um espaço onde são «maturadas as principais propostas a concretizar nos próximos quatro/cinco meses», refere o dirigente dos estudantes, fazendo notar que é neste espaço de debate e reflexão que são definidas as propostas da Academia e o calendário reivindicativo dessas mesmas propostas. Acção Social Escolar, financiamento, rede e gestão do ensino superior e empregabilidade são as preocupações fundamentais que dominam o Fórum da AAC.

Além do debate «mais político», que se «realiza pela primeira vez fora de Coimbra», com o responsável da tutela, também os dois dias do fórum, habitualmente mais “fechados”, têm este ano um novo “figurino”. Com efeito, aos invés dos habituais painéis de discussão, o novo modelo, a testar em Penacova, pretende imprimir uma nova dinâmica à discussão. Assim, os dirigentes estudantis vão ser distribuídos por diferentes grupos de trabalho e discutir um conjunto de matérias da política educativa, que se prendem, de acordo com José Dias, com as questões de acesso ao ensino superior, o estatuto fundacional que o conselho geral da Universidade de Coimbra vai em breve começar a debater, bem como o Orçamento de Estado no que à componente educativa diz respeito.

O fórum começa hoje, com uma sessão de abertura marcada para as 19h30, na Câmara Municipal, seguindo-se o jantar e, a partir das 21h00, o debate com o ministro, «principal actor das políticas educativas», no final do qual se assiste à actuação do Grupo de Fados Insígnia. Os dias de sábado e domingo são de debate e reflexão “interna”dos dirigentes associativos.

“Condições únicas” oferecidas em Penacova

Com uma história de dezenas de anos e com experiências de descentralização que já levaram os estudantes da Academia de Coimbra a Gouveia, a Góis ou à Pampilhosa da Serra, o Fórum da AAC que hoje começa em Penacova tem, igualmente pela primeira vez, uma preocupação de «articulação com a população local», refere José Dias, salientando a realização do debate com o ministro, a decorrer na «praça principal de Penacova», o espectáculo com o grupo de fados, mas também uma corrida nocturna, destinada a estudantes e população. «Tentamos encontrar sinergias com a Câmara e com a população, mas todos podermos beneficiar com o fórum», salienta o presidente da AAC, definindo Penacova como um local «propício à reflexão, ao debate e à envolvência da comunidade».

A escolha de Penacova “impôs-se” naturalmente «pela qualidade acima da média» e «condições únicas» garantidas pelo município, na sequência das várias “demarches” efectuadas pela Associação Académica de Coimbra à procura do «melhor espaço e das melhores condições» para a realização do fórum.

José Dias, elogia, de resto, a forma como a proposta dos estudantes foi recebida pelos responsáveis da Câmara Municipal de Penacova que, inclusivamente, «nos oferecem uma mostra gastronómica».

Manuela Ventura - Diário de Coimbra