Últimas Notícias

BOMBEIROS - Lareira provoca intoxicação em família do Sobral


Um casal e uma criança de 17 meses foram ontem socorridos na sequência de uma intoxicação com monóxido de carbono numa casa particular, situada em Aldeia do Sobral (São Pedro de Alva, Penacova).

O alerta surgiu pouco depois das 09 horas, com os Bombeiros Voluntários de Penacova a deslocarem-se ao local com quatro elementos e duas viaturas. Segundo informação dos bombeiros, na origem do acidente terá estado uma lareira em combustão, que saturou o ar, com as vítimas a serem prontamente assistidas no local, ventiladas em estado consciente e colaborante.

O pior podia ter acontecido, mas «felizmente correu tudo bem», sublinhou António Simões, comandante dos Bombeiros de Penacova. De acordo com aquele responsável, a família terá acendido a lareira, no dia anterior, e esta ficou em combustão lenta durante toda a noite. Manhã cedo, quando se levantaram, sentiram-se mal. «Terão chegado a desmaiar», adiantou o comandante, sublinhando que, apesar disso, o casal conseguiu recuperar, sair de casa e chamar os bombeiros. «Quando os bombeiros chegaram já estavam fora de casa», adiantou, referindo-se a um casal, ele com 34 anos, ela com 27, e uma filha de 17 meses, bebé que terá sido quem resistiu melhor à situação.

Posteriormente, já fora de perigo, foram transportadas para as unidades de saúde. O homem foi encaminhado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, enquanto a criança e a mãe foram conduzidas ao Hospital Pediátrico de Coimbra. 

António Simões sublinhou, nesta altura, o cuidado acrescido que importa ter com as lareiras. «Hoje em dia, as pessoas já estão mais alertadas para os perigos e as casas têm outras condições, mas é necessário ter cuidado», diz, sublinhando a importância de «não deixar nada aceso durante a noite». Além dos problemas de intoxicação, há também «os riscos de incêndios urbanos».