Últimas Notícias

PATRMÓNIO - Neto de ex-barqueiro deu vida à nova Barca Serrana

Paulo Rodrigues foi o autor da réplica do meio de transporte de mercadorias e pessoas de outrora que Penacova devolveu ontem ao Mondego, agora para fins turísticos.



O orgulho de ser a única pessoa habilitada para construir uma fiel réplica da Barca Serrana, que outrora transportava pessoas e bens no rio Mondego, era bem visível no rosto de Paulo Rodrigues, o autor da embarcação que o município de Penacova devolveu ontem ao Mondego, embora, agora, com fins turísticos.

Ricardo Busano - Diário de Coimbra

Neto de ex-barqueiro, Paulo Rodrigues, natural do concelho de Penacova, recorda a época em que junto às margens do rio via os homens construírem as barcas da altura. Desde cedo se interessou pelo ofício, ao ponto de retirar várias informações e de aprender a construir a embarcação pelos seus próprios meios. Esta foi a terceira que colocou na água.

«Ao desafio que nos foi colocado era impossível dizer não. Foi um trabalho feito com gosto e que espero que preserve as tradições de Penacova», começou por dizer o autor da Barca Serrana.
Paulo Rodrigues, com o seu pai ao lado, recordou ainda a época em que o avô fazia as viagens ao leme da embarcação, familiaridade que motivou ainda «maior brio no trabalho executado».
«A minha equipa teve a ambição de fazer uma barca digna que recriasse as tradições da terra», disse, explicando que a «primeira tábua é a principal, porque é de onde se faz o desenho da barca».
«É um trabalho minucioso que vai desde a escolha e corte das árvores até aos acabamentos finais. Num total são três semanas a laborar 10 horas por dia», finalizou.

Várias actividades programadas


Este projecto, uma parceria entre a Câmara de Penacova e a ADELO, está englobado no programa europeu NEA 2, que visa o desenvolvimento sustentável e coordenado do conjunto da fileira náutica nas regiões da faixa atlântica (actividades, portos de recreio, indústria, co mércio e serviços), através de um reforço de cooperação baseado em três eixos temáticos: desenvolvimento económico, protecção do ambiente e coesão social.

A ambição da autarquia é criar uma dinâmica em torno da Barca Serrana para promover a marca Penacova. «Queremos que seja ela própria, pelo sim bolismo que encerra, o palco privilegiado de ma nifestações culturais e etnográficas e de divulgação do concelho e das suas actividades», afirmou Humberto Oliveira, presidente a autarquia.

Assim, a Barca Serrana será o cenário escolhido para apresentar ao público as Festas do Município 2012, os Festivais Gastronómicos do Concelho e a Feira do Mel e do Campo. Será igualmente utilizada e promovida por ocasião da realização do Cam peonato da Europa de Pesca à Pluma, que terá lugar entre 13 e 20 de Maio (organização conjunta dos municípios de Penacova, Góis, Lousã, Arganil e Poiares), bem como do Campeonato do Mundo de Veteranos, que decorrerá na Pista de Pesca entre 11 e 12 de Agosto.

No âmbito das actividades de promoção do património local, o município organizará, em 2012, uma visita/encenação que re criará etnograficamente uma viagem na Barca Serrana por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo. 

Turismo do Centro quer barca na BTL 2013

A altura não poderia ser a mais propícia e aproveitando o entusiasmo de ver novamente a Barca Serrana nas águas do Mondego, Pedro Machado, líder da Turismo Centro Portugal (TCO), lançou o desafio a Penacova para que a embarcação esteja presente na edição de 2013 da Bolsa de

Turismo de Lisboa (BTL).
«Este é um produto turístico genuíno e isso é que faz a diferença, uma vez que demonstra que o turismo da região Centro assenta em vários eixos», realçou Pedro Machado. O líder da TCP frisou ainda o facto de a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) «financiar muitos projectos turísticos na região».