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OPINIÃO - Caça à multa no IP3


A fórmula é simples: Aproveita-se a existência de um sinal de limite de velocidade, coloca-se um radar num sítio estratégico, de preferência ao fim de uma reta e uns kms à frente, um batalhão de operacionais do trânsito a fazer a colheita.

É o que acontece repetidamente, vezes sem conta, ao km 51 do IP3, sentido Penacova Coimbra, ao fim de uma reta de mais de 250 metros e imediatamente antes da descida do Botão. A seguir, ao fundo da descida, lá está o dispositivo de cobrança na hora, com terminal de multibanco, 120 euros a cada um, praticamente um quarto do salário líquido de grande parte dos trabalhadores que por ali passam. E ou pagam na hora e seguem viagem, ou ficam sem carta e com um conjunto de complicações adicionais.

A descida do Botão está por reparar há mais de 15 anos! A plataforma e a curva ao fundo, igualmente. Uns dizem-nos que não há dinheiro; outros andam há dois anos a anunciar 2,5 milhões de euros para reparações.

Cabe perguntar: 15 anos de multas ainda não chegam para a reparação da descida do Botão?

Por respeito que tenho pelos profissionais do trânsito, não gosto de usar a expressão “caça à multa” vulgarmente usada, face à forma como são surpreendidos os automobilistas apanhados em operações stop, controlados por dispositivos de radar colocados geralmente de forma disfarçada.

No IP3 está um sinal de limite de velocidade de 60, ao km 51+350, a meio de uma curva, seguida de uma reta de mais de 250 metros que termina ao km 51, o sítio escolhido para colocar o radar (talvez para ver bem de frente quem ganhou balanço) e mesmo à frente de uma placa informativa com o sinal de velocidade recomendada de 60, a partir da qual se inicia a tristemente célebre descida do Botão.

Quanto à localização dos sinais, é muito estranho que o limite de 60, que parece exagerado, esteja a meio da curva e não antes dela, seguindo-se uma reta sem nenhum risco extraordinário e que, em contrapartida, esteja a recomendação de 60 no início da descida do Botão, num troço que é claramente de maior risco.

Quanto ao radar, mais estranho é que ele seja colocado no fim da reta e não a meio da descida do Botão, por exemplo, onde a estrada e a falta de obras que levou à supressão de uma via, há mais de 15 anos, já obrigam a maiores cuidados.

Por mais que os agentes da autoridade nos digam que estão ali para prevenir a sinistralidade, é muito difícil acreditar que é essa a intenção ou que são esses os resultados, pois o que parece é que se “estão nas tintas” para quem se esbardalhe a meio da descida do Botão ou em qualquer outro sítio, porque a prevenção resultaria muito melhor se se mostrassem ao longo da via e não estivessem todos concentrados nos locais estratégicos de recolha de multas.

Os radares escondidos não inibem os excessos nem evitam os perigos, porque a prevenção faz-se pela informação. Os radares cobram multas após os factos terem ocorrido e isso não é prevenção.

E, ironicamente, é o próprio radar que o confirma: O aparelho usado ali não é da marca “Nova Vida” ou “Segunda Oportunidade”. É um radar Multanova MR-6FD, aprovado pela ANSR, despacho n.º 1863/14.

Eduardo Ferreira

Membro da Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

4 comentários:

  1. É chamar a televisão...1,2,3,ene vezes para desmascarar essa vergonha quem passa todos os dias, já sabe onde estão e onde está o radar... OK as pessoas têm de cumprir a lei certo, mas basta um pequeno descuido e pimba já fostes !! Se forem à televisão façam no baseado no estado vergonhoso da estrada e depois por acréscimo desmascarem essa trupe de abutres

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  2. Bom dia.
    Realmente já tive esse tipo de conversa com um agente, sobre a falsa prevenção rodoviária que eles falam, eu disse que se eles estivessem ao inicio da recta a mandar abrandar evitavam mais acidentes, mas não vale a pena ter esse tipo de conversa, eles alegam que temos que ter atenção, e estão certos, mas tendo em conta que a maioria dos carros hoje, nem nos deixam aperceber que estamos em excesso, devido ao conforto.
    Só um reparo ao artigo, de certeza que é ao Km 51? Não será Km 11?

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  3. Boa noite.
    Na realidade os nossos agentes de autoridade fazem prevenção da forma mais vai que se pode imaginar!!! a caça á multa. Como se vê nos resultados temos mais acidentes e mais mortos e os cofres do nosso estado de desgraça mais cheios.Deixo um apelo a todos os mandam na Autoridade de prevenção nacional rodoviaria ,que mudam esse comportamento e arranjem outras formas de sensibilizarem os condutores de forma a que o nossos País saia da cauda da Europa em termos de acidentes rodoviarios, esta está errada.

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  4. onde està o sinal de limite de velocidade ???? o sinal C 13 ?????
    a pessoa que escreveu isto deveria , primeiro, passar a carta de condução !

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