Últimas Notícias

ILUSTRES [DES]CONHECIDOS - Álvaro Barbosa Ribeiro (1921-1999)



Álvaro Barbosa Ribeiro, filho de Abel José Fernandes Ribeiro e de Maria da Natividade de Oliveira Coimbra, nasceu na freguesia de S. Paio do Mondego (Estrela d’Alva) no dia 15 de Março de 1921. Neto materno de Alípio Barbosa de Oliveira Coimbra e de Maria do Amparo e paterno de José Ribeiro Mendes (Arganil), viria a casar com Maria da Graça Castelo Branco Leitão.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu advocacia em Coimbra.

Continuador da “tradição” familiar no campo da indústria cerâmica, nascida no dealbar do séc. XX, com a Fábrica Estrela d’Alva,  geriu durante muitos anos a Fábrica de Cerâmica de Taveiro, que fora montada por  seu avô, Alípio Barbosa, e por seu pai, Abel Ribeiro.

Álvaro Barbosa Ribeiro foi Presidente da Câmara de Penacova de 1958 a 1966 e de 1972 a 1974. O seu primeiro e longo mandato iniciou-se em 17 de Fevereiro de 1958  e terminou com a exoneração, a seu pedido, a 10 de Janeiro de 1966. O segundo mandato foi mais curto: tendo sido nomeado a 26 de Fevereiro de 1972 foi, na sequência do 25 de Abril, exonerado a seu pedido, por Portaria de 13 de Maio de 1974, com efeitos a partir de 2 de Maio, data em que a Câmara Municipal foi dissolvida.

Foi Deputado na XI Legislatura (1973-74), pertencendo à Comissão Parlamentar de Política e Administração Geral e Local. Na Sessão nº 22 (5 de Fevereiro de 1974) teve uma longa intervenção (registada no Diário das Sessões nº 23) sobre os “meios e problemas da administração municipal”. A terminar o seu discurso sublinhou que se esperava que fossem feitas “as rectificações necessárias ao total rendimento e virtualidades municipais, de modo que a “honrosa tarefa” destas fosse “um êxito” e assim se servisse “o interesse nacional”.

Em 1997 foi candidato a Presidente da Câmara de Penacova pelo partido Centro Democrático Social (CDS). Foi vereador e membro da Assembleia Municipal de Penacova. Presidiu à Comissão Política Concelhia do CDS e, à data da sua morte, presidia à Assembleia Concelhia do mesmo partido.

A sua participação na vida político-partidária já vinha do tempo (1953-1958) em que fora Presidente da Comissão Concelhia de Coimbra da União Nacional. Em 1970 foi Vice-Presidente da Comissão de Distrito da Acção Nacional Popular de Coimbra e em 1973 pertenceu à Junta Central da Legião Portuguesa.

Atento às dinâmicas sociais, fez parte da comissão organizadora (1968) do Núcleo Regional do Centro, da Liga Portuguesa contra o Cancro, juntamente com Guilherme Braga da Cruz, João Cortez Vaz, Joaquim Correia dos Santos, Rui Lobo, José Rocha Alves e Dário Cruz.

Na paróquia de Taveiro pertenceu aos Cursos de Cristandade e foi Ministro da Palavra e da Comunhão.

Enquanto Presidente da Câmara terá abdicado do seu vencimento, doando-o a jovens bolseiros que revelando capacidades intelectuais não tinham meios para prosseguir estudos.

O seu nome faz parte da toponímia de Lorvão: Rua Dr. Álvaro Barbosa Ribeiro.

O jornal “Nova Esperança”, publicado no concelho de Penacova, noticiou o seu falecimento, ocorrido em Janeiro de 1999, salientando  que o Dr. Álvaro Barbosa Ribeiro, sendo “Político do Estado Novo”, vivera "com a mesma vontade, dedicação e inteligência" a Democracia.

> David Gonçalves de Almeida

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.