Últimas Notícias

Doentes do Hospital Psiquiátrico do Lorvão começam a ser transferidos na próxima semana

Os cerca de 80 doentes do Hospital Psiquiátrico de Lorvão, em Penacova, que será encerrado em breve, começam a transferidos na próxima semana, informou hoje o diretor do serviço de psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
O médico Reis Marques adiantou que, "em princípio", todos os doentes do sexo masculino serão transferidos para a Fundação de Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, de Miranda do Corvo, e as mulheres instaladas na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova.
"Não quer dizer que não haja ajustes, em função das capacidades e condicionantes do alojamento, mas, em princípio, os homens vão para um lar da Fundação ADFP no Senhor da Serra e as mulheres para Condeixa", referiu o responsável.
Segundo o diretor do serviço de psiquiatria do CHUC, os doentes, cerca de 50 homens e 30 mulheres, começam a ser transferidos na próxima semana, num processo faseado que terá em atenção as características de cada doente.
"Neste momento, estamos a tentar criar condições para uma transferência faseada, com muita calma, sem criar perturbações, para interferir o mínimo com a vida dos doentes", adiantou o médico psiquiatra.
A possibilidade destas duas instituições acolherem aqueles doentes tinha já sido admitida pelo secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, em 17 de maio, durante uma visita à Fundação ADFP.
Fonte da administração do CHUC disse à agência Lusa que estão assegurados todos os postos de trabalho do Hospital Psiquiátrico de Lorvão quando se concluir a transferência dos doentes.
Situada a cerca de 20 quilómetros de Coimbra, aquela unidade psiquiátrica foi criada em setembro de 1959 para tratar doentes com anomalias mentais de evolução prolongada, ocupando as instalações do antigo mosteiro secular de São Mamede de Portugal, que remonta ao século X.

[LUSA]

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.