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PORDATA/RBE 2014 - Alunos da Escola EB2,3/S de Penacova vencem concurso

Três alunos da Escola Básica e Secundária de Penacova, David Alves, Diogo Silva e Diogo Gomes, do 10.º ano, venceram o concurso PORDATA/RBE 2014, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares, dirigida a alunos e professores do ensino secundário.


O tema do trabalho premiado, o envelhecimento da população portuguesa, foi escolhido pelos alunos como ponto de partida para a reflexão filosófica, no âmbito das aulas de Filosofia da professora Adelaide Claro. A escolha dos alunos foi, desde o primeiro momento, acarinhada pela docente que, entende “a Filosofia como um espaço pedagógico de excelência para a reflexão sobre a ação e o pensamento, sempre presente ao longo da história da humanidade e, de um modo muito especial, nos momentos de profundas transformações sociais como o que atualmente vivemos”.
Reconhecendo que nem todos os alunos do 10.º ano de escolaridade possuem consciência, sensibilidade e maturidade intelectual para refletirem sobre temas/problemas deste tipo, a docente sublinhou que “o envelhecimento da população portuguesa, a par da reduzida taxa de natalidade e da assustadora emigração de jovens são realidades que urge refletir.”
Estará a nossa sociedade preparada para cuidar dignamente dos seus idosos? Ou estarão eles votados à solidão e, em muitos casos, ao abandono e exclusão, numa época em que o que não serve, não é útil, se descarta? Partindo destas questões os alunos abraçaram imediata e voluntariamente a proposta de participação no concurso PORDATA/ RBE – 2014 que lhes foi apresentada pela professora bibliotecária, Lurdes Dias, na tentativa de encontrar um contexto educativo adequado ao desenvolvimento integrado de múltiplas literacias, na sua opinião uma das mais importantes funções educativas da biblioteca escolar na escola e na sociedade atual. Realizaram um trabalho de pesquisa de informação em documentos impressos e eletrónicos (incluindo a base de dados PORDATA), organizaram e refletiram sobre a informação recolhida, numa atitude crítica de questionamento e de abertura intelectual e aplicaram-na na criação de um trabalho original, um texto escrito, respeitando princípios éticos no uso da informação.
Na opinião daquela docente, ao aceitarem realizar o seu trabalho de acordo com as recomendações metodológicas incluídas no regulamento do concurso os alunos, não se habilitaram apenas a ganhar um Ipad, tiveram também a oportunidade de frequentar uma sessão de formação sobre a base de dados PORDATA, e desenvolveram competências essenciais para o sucesso do seu percurso escolar e para a vida, como é a capacidade de transformar a informação em conhecimento.
O envolvimento dos alunos neste concurso, contribuiu para mobilizar alunos e professores para o trabalho articulado com a biblioteca escolar em prol do desenvolvimento integrado das novas literacias e da adoção de abordagens pedagógicas assentes na transversalidade e interdisciplinaridade, capazes de combater a tendência para a fragmentação dos conhecimentos.
O júri do concurso, consciente de que o final do ano letivo é um momento crítico nas escolas, “ concentradas, neste momento, nas tarefas finais de avaliação e na preparação dos exames, […] entendeu por bem transferir a entrega dos prémios para o início do próximo ano letivo, em local e dia a anunciar oportunamente. Nessa cerimónia serão dadas a conhecer as novidades a introduzir no projeto PORDATA/RBE para 2014-15”.

NI/AEP

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