Últimas Notícias

Jornadas testam talento dos jovens dos 10 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego

Até sexta-feira, alunos têm de responder a um desafio diferente. Têm nove horas para dar a resposta mais adequada e são avaliados por um júri


O presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) exortou ontem os jovens a desenvolverem uma «cultura de risco», uma vez que, actualmente, «se colocam novos desafios e é preciso perceber que a vida não se resolve com um telefonema a pedir emprego». Jorge Bento falava para cerca de 100 jovens que participavam no primeiro dia do Creativity & Innovation Challenge – Jornadas de Empreendedorismo do Baixo Mondego, uma iniciativa que, até sexta-feira vai reunir 500 estudantes, entre os 15 e os 18 anos, dos concelhos da CIMBM (Cantanhede, Coimbra, Condeixa, Figueira, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure).
O encontro decorre na Escola Dr. Joaquim de Carvalho e é organizado pela CIM-BM, tendo como objectivo «estimular o espírito de criatividade, iniciativa e o trabalho em equipa». Por isso Jorge Bento, também presidente da Câmara de Condeixa, espera que os jovens sejam sensibilizados «para uma cultura de empreendedorismo», ficando mais aptos para «o mundo de competitividade que os espera».
Por seu lado, o autarca da Figueira defendeu que é nas escolas «que se deve dinamizar o empreendedorismo», dizendo aos jovens que têm de ser «arrojados, criativos, competitivos e mais agressivos», salientou João Ataíde, enquanto Cristina Oliveira, da Direcção Regional de Educação do Centro lançou o “desafio” à CIMBM no sentido de os 10 concelhos desenvolverem, em «concertação, uma estratégia formativa para esta região, por forma a que as escolas possam dar uma resposta adequada às necessidades», disse.
O evento decorre até sexta feira, sendo lançado um desafio diferente por dia, ao qual os alunos presentes terão de dar resposta em nove horas. Em cada dia estão presentes 100 alunos, de 14 escolas diferentes da CIM-BM e, no fim do dia, cada equipa faz uma apresentação da sua ideia perante um júri, que os interpelará com questões relativas ao seu serviço ou produto.
E se ontem o dia foi dedicado aos concelhos Mortágua e Penacova, o de hoje é aos de Mira e Figueira. Amanhã é a vez de jovens dos concelhos de Soure e Montemor-o-Velho, quinta-feira os de Coimbra e Condeixa-a-Nova e na sexta os da Mealhada e Cantanhede.
Este programa surge no âmbito de um protocolo para este ano lectivo que contempla também a implementação do programa “A Empresa da JAP” nos 10 concelhos envolvidos e em que se espera que os jovens estejam aptos a desenvolver competências interpessoais e empreendedoras, habilidade para trabalhar em equipa, capacidade de resolver problemas e aprender a trabalhar com prazos muito reduzidos.

Texto de Bela Coutinho

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.