Últimas Notícias

Freguesias mobilizam-se para manifestação


O movimento “Freguesias Sempre” do distrito de Coimbra e a delegação distrital da Anafre apelaram ontem à participação na manifestação de sábado, em Lisboa, para sensibilizar o Presidente da República a vetar a lei de agregação das freguesias.
«Queremos sensibilizar o senhor Presidente da República para que não promulgue a nova lei da Reforma Administrativa que extingue 4.200 freguesias no país e cerca de 50 no distrito de Coimbra», explicou João Dinis, presidente da Junta de Vila Franca da Beira (Oliveira do Hospital), em conferência de imprensa.
O autarca da CDU, que integra o movimento “Freguesias Sempre”, apelou à participação dos autarcas e populações do distrito de Coimbra, na manifestação nacional que se realiza no próximo sábado, às 14h00, junto à residência oficial do Presidente da República, em Belém, convocada pela Associação Nacional de Freguesias (Anafre).
João Dinis responsabilizou politicamente os deputados do círculo de Coimbra eleitos pelo PSD e CDS, que votaram a favor da lei na generalidade, a 6 de Dezembro, e salientou a «grande unidade e luta» travada contra o processo neste ano e meio.
O coordenador da delegação distrital de Coimbra da Anafre, João Pardal, salientou que o objectivo da manifestação é alertar o «mais alto magistrado da Nação que a Lei não pode ser promulgada, pois é ofensiva para o poder local e para o sistema democrático do país».
João Pardal, que preside à Junta de Souselas (Coimbra), considera que as freguesias são um «activo do Estado que não pode ser agregado».
«Não podemos retirar aos cidadãos a estrutura do Estado mais próxima das populações, que em muito contribuíram para o desenvolvimento das freguesias», sublinhou o autarca, eleito nas listas do PSD.

[DC]


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.