Últimas Notícias

SOLTEIROS/CASADOS - Encontro de penacovenses assinala 50º aniversário

Festa dos “Solteiros-Casados” cumpre amanhã 50 anos de existência, assumindo-se como encontro das gentes da vila


Quando há 50 anos um pequeno grupo de penacovenses se juntou para um jogo entre solteiros e casados estava longe de imaginar que, meio século depois, esse jogo continuaria a realizar-se e que o pequeno encontro entre amigos se tornaria numa grande festa. Os “Solteiros-Casados”, assim se designa o evento, continua a ter jogo de futebol, mas a partida é apenas um pretexto para uma festa que é bem maior.

Amanhã é dia de mais uma edição, porque é Sábado de Aleluia. É sempre nesta data que se realiza o encontro que este ano tem um sabor especial: a sua 50.ª edição.

Uma comissão de 12 jovens está encarregue da organização, assegurando que nada falta nesta celebração de penacovenses. «É o dia do ano que as pessoas de Penacova aproveitam para estar juntas», resume Pedro Rico, da organização, garantindo que esta é uma edição especial e, como tal, terá momentos únicos.

Um desses momentos será a leitura de dois discursos de Artur Amaral, falecido há alguns anos, e que protagonizava sempre um momento de grande entretenimento e humor ao ler, no cabo da ponte, um discurso de sua autoria onde traçava o panorama do concelho.

Amanhã será feita uma homenagem, com um minuto de silêncio, e lidos dois discursos da sua autoria (um deles o primeiro), retomando-se uma tradição que nunca mais se cumpriu após a sua morte. A tradição é retomada, também, em relação à localização da festa que, depois de dois anos de experiência no Largo de S. Francisco, regressa ao Largo do Terreiro.



A festa dos “solteiros-casados” começa bem cedo, às 7h00, com a chegada ao “Terreiro” dos animais (porco) para a tradicional matança do porco. Às 9h00 entram em cena os gaiteiros e uma hora depois começam a acender-se as fogueiras, onde se vão grelhar as carnes do almoço, que decorre ao estilo “piquenique” no local. Antes das chegada dos comensais, provam-se as “águas de Monte Redondo de cor rouge”, para garantir que a s pipas estão atestadas e a bebida assegurada. À tarde, pelas 15h30, jogase o grande clássico entre solteiros e casados, no Campo da Serra, findo o qual decorre a caravana que conduz a comitiva até ao cabo da ponte para a leitura dos discursos e homenagem. A terminar o dia decorre o habitual jantar, na Marisqueira de Penacova.

Texto de Margarida Alvarinhas

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.