Últimas Notícias

CIRCUITO DA ATALHADA - Pedro Matos Chaves experimenta 'nova' pista de Offroad em Penacova


Depois de vários pilotos de Offroad já terem experimentado o renovado Circuito da Atalhada, no próximo sábado será a vez de Pedro Matos Chaves, que estará ao volante de diferentes carros de ralicross, kartcross e super buggy, juntando-se, entre outros, ao campeão nacional de kartcross Pedro Rosário, que também estará presente.

O complexo situado no concelho de Penacova (distrito de Coimbra) compreende uma área com quase 10 hectares, situada no cume da Serra da Atalhadam, num local de grande beleza natural.

No passado existia naquele local uma pequena e estreita pista de kartcross. A empresa Extra Motion, construtor e preparador de automóveis de competição e organizadora de eventos desportivos, lançou o desafio à Câmara Municipal de Penacova para, em conjunto, recuperarem a pista e colocarem-na com as medidas oficiais da FPAK, criando em simultâneo condições de segurança para o público e infraestrutura de apoio (torre de controlo).

Atualmente o Circuito da Atalhada compreende uma pista totalmente em terra batida, com excelente piso para a prática de autocross, kartcross, etc, num perímetro de 1,1 km, largura média de quase 14 metros, paddock de apoio com muito espaço e excelente condições, torre de controlo (com sala de controlo, gabinete de apoio, wc’s, balneários para duche, bar e copa), excelentes zonas para público com ótimas condições de segurança e visibilidade e ainda zona de estacionamento.

Primeiros passos

No passado dia 21 de setembro realizou-se o evento de apresentação do Circuito, que consistiu numa cerimónia onde esteve o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, além de demonstrações de vários pilotos com diferentes categorias de veículos.

Entre outros, estiveram em presentes o campeão nacional de Ralicross Pedro Matos (com o Citroën Xsara, tendo efetuado diversos co-drives), o campeão nacional de Kartcross Pedro Rosário (da Energia Racing) e José Fábrica com o Peugeot 206 Touring Car de tracção traseira (da Simpa Racing Team, que este ano participou na prova do Campeonato do Mundo de Ralicross em Montalegre – num carro construído pela Extra Motion). De destacar ainda a forte presença da MCO Racing Team que, tendo estado no dia anterior no Rali de Mortágua, não deixou de se associar à festa de inauguração do Circuito da Atalhada, marcando presença com vários carros de rali. Da MCO destacou-se em pista o piloto Vítor Pascoal com o seu Mitsubishi Lancer Evo (na foto).

Para primeiros registos de tempos no Circuito da Atalhada, no global a volta mais rápida foi registada por Pedro Rosário (kartcross) com 42,62s. Nos automóveis, Vítor Pascoal ficou com o registo mais rápido rodando em 43,65s.

Em breve será feito o pedido de homologação da pista junto da FPAK e a ambição dos responsáveis do circuito é receber provas nacionais e internacionais de Autocross.| AutoSport

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.