Últimas Notícias

SÃO PEDRO DE ALVA acolhe mais de 200 jovens no convívio inter-regional de rugby juvenil



O rugby continua a ser uma modalidade em franco desenvolvimento em todo o país, com novos clubes e concelhos a aderirem aos eventos promovidos pela Federação. Desta vez foi na localidade de São Pedro de Alva em Penacova, que recebeu este domingo 16 de Novembro, o seu primeiro Convívio Inter-regional de Rugby Juvenil no campo Dr. Viegas Pimentel, com uma participação de 28 equipas, 12 clubes e mais de 240 jovens atletas entre os 5 e os 12 anos.

Pelo terceiro ano consecutivo que Morcul Rugby de Mortágua, participa na organização destes convívios juntamente com o Comité de Rugby do Centro, tendo os dois anos anteriores sido realizados em Mortágua e este ano realizado em São pedro de Alva, em clima de autêntica festa, com todos estes jovens praticantes desta modalidade, que se deslocaram dos mais diversos pontos do país: Coimbra (Escola Agrária e Académica), Lousã, Mortágua, Bairrada/Moita, Tondela, Viseu, Guimarães, Porto (Bairro do Cerco e CDUP), Braga e Arcos de Valdevez.

O desporto é uma ponte para unir as pessoas, solidificar as amizades e aproximar os povos, qualquer que seja a sua raça ou cultura. O rugby em particular, através da sua Federação e seus praticantes, promove e leva ao expoente máximo esta relação de companheirismo e lealdade, apesar de ser um jogo físico e de contacto direto entre atletas. Não é muito difícil que ouçamos diversas pessoas, que praticarem esta modalidade, a dizer que o que custa é começar e depois de ganhar o gosto ...é uma paixão para toda a vida.

Neste âmbito, o Morcul Rugby de Mortágua estabeleceu uma parceria com a Associação Desportiva de São Pedro de Alva, com o objetivo da criação de um clube de Rugby nesta localidade do concelho de Penacova. Este é um primeiro objetivo, mas até lá, vários jovens deste concelho estão este ano inscritos no clube de Mortágua e treinam neste campo de São Pedro de Alva conjuntamente com os jovens de Mortágua. Outro objetivo protocolado consiste na criação de uma nova organização desportiva que dê enquadramento ao rugby de Mortágua, ao de São Pedro de Alva e a outros desportos que venham a ser criados na região.

O concelho de Penacova é reconhecido por ter condições naturais de excelência para a prática do desporto-natureza mas, igualmente, pelas boas infraestruturas existentes para a prática desportiva em geral, facto a que não é alheia a existência e disponibilidade deste campo de relva sintética em São Pedro de Alva, elemento determinante para a realização deste evento.

O presidente do município de Penacova, Humberto Oliveira e o Vereador dos Pelouros do Desporto e Juventude, Ricardo Simões, também marcaram presença neste evento e reafirmaram que estão previstos novos melhoramentos neste e em outros espaços desportivos do concelho. No final do convívio, Ricardo Simões, agraciou os 12 clubes representados com uma lembrança especial de Penacova, tendo sido ainda agraciado o Prof. Rui Carvoeira, na qualidade de diretor técnico regional e do Comité Regional de Rugby do Centro.