PENACOVA divulga a sua “paixão” dentro de uma caixa
A ideia é muito simples: pegar em
produtos emblemáticos do concelho e juntá-los numa caixa, uma espécie de cabaz
que pode ser comprado como recordação ou para oferecer a alguém.
Trata-se de artesanato, através
dos moinhos construídos em palitos, ou os palitos rendilhados da D. Palmira, o
azeite do Relvão, o mel com essências de Miro, ou a história de D. Teresa.
A esta faceta imaterial do
projecto, junta-se a imaterial, através das histórias que acompanham os
produtos, ou pelas visitas promovidas pelo “Portugal Com Paixão”.
Ontem, na apresentação, que
decorreu no Café Turismo, António Jorge Franco, que dinamiza a ideia
conjuntamente com Diogo Ribeiro e Ana Manarinno, explicou que se pretende «dar
a conhecer o património material e imaterial de Penacova», mas, também,
«contribuir para que muitas destas coisas não desapareçam».
Mesmo antes desta iniciativa ter
sido dada a conhecer ao público, refira-se que, já no ano passado, em duas
ocasiões, Penacova recebeu a visita, no âmbito deste projecto, de 1.500 pessoas
oriundas de Coruche.
Com projectos similares já em
vigor, por exemplo, em Coimbra e Mealhada, só para falar dos mais próximos,
está para breve o lançamento de iniciativas congéneres em Viseu, Idanha-a-Nova,
Arganil e Castanheira de Pera, considerando António Jorge Franco que «se trata
de «uma mais-valia para Portugal, este projecto, feito com muita paixão».
Já o presidente da Câmara
Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, garantiu que, «quando fomos abordados
dissemos logo que sim», até porque, «António Jorge Franco não veio pedir nada à
autarquia, veio antes oferecer».
O autarca salientou que «poderiam
estar aqui mais produtos - os perecíveis, como a doçaria não entram no lote por
razões óbvias -, mas estes representam Penacova», destacando o artesanato, mas
também o Lorvão, «a principal mais-valia em termos turísticos», o azeite,
representando os produtos endógenos, e o mel.
Relativamente a este último
produto, deixou palavras elogiosas para o Grupo de Solidariedade Social,
Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, que «tem um projecto de valoriza-
ção dos produtos locais endógenos».
Humberto Oliveira destacou ainda
a particularidade turística da localidade de Miro, bem como de Paredes, «as
duas únicas do concelho que estão viradas para os dois rios, o Alva e o
Mondego».
A caixa “Feelings in the box” vai estar à
venda em diversos espaços do concelho, como é o caso dos restaurantes e outros
estabelecimentos locais, bem como no posto de turismo da autarquia, entre
outros.
Projecto de aproveitamento turístico da EN2 pode ser outra mais-valia
Com a caixa “Penacova com Paixão”
a começar com cinco produtos, com a possibilidade de aumentar, Humberto
Oliveira lembrou que o recente projecto para o aproveitamento turístico da EN2,
a maior estrada do país, «pode ser uma mais-valia no futuro», garantindo que,
tal como acontece com o produto ontem apresentado. «É com projectos destes que
contamos para desenvolver o concelho e a região», disse.