INOVAÇÃO - Serviços do município estão mais próximos do cidadão
O município de Penacova deu esta semana mais um importante passo na sua
modernização administrativa e na vanguarda tecnológica, poupando aos munícipes
o incómodo de se deslocarem ao edifício camarário para acederem a vários
serviços, como antes faziam. Assim, fazer consultas de processos de obras, de
faturas da água, de processos de expediente, submissão de formulários de
transportes, elaboração de contratos de água, pedidos de tarifários especiais,
de recolha de "monos", entre outros, já não carece de deslocação aos Paços do
Concelho. Basta um registo no novo portal http://so.cm-penacova.pt
e, a partir de um computador, e aceder aos vários serviços, necessitando
para alguns deles de uma autenticação com o cartão de cidadão.
De acordo com Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, “este passo concorre para um concelho que tem pugnado pelo derrube de obstáculos e pela simplificação de procedimentos, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e de uma maior transparência na gestão municipal”.
Para chegar com sucesso à conclusão deste projeto e consequente disponibilização
de serviços, o município de Penacova apresentou a sua candidatura ao SAMA –
Sistemas de Apoio à Modernização Administrativa, tendo sido contemplado com o
respetivo apoio financeiro. O projeto permitiu desenvolver um conjunto de
atividades que promoveram soluções tecnológicas capazes de responder à
implementação do sistema, à desmaterialização e reengenharia de processos,
melhorando a qualidade da informação interna, e consequente melhoria dos
serviços prestados aos cidadãos e às empresas.
A instalação do software de gestão documental MyDoc e do
portal de serviços online Mynet, ambas desenvolvidas pela Associação de
Informática da Região de Coimbra, permitiram
aumentar a eficácia e a eficiência da atividade municipal com reflexo nas
condições e no desempenho de funções da autarquia com os cidadãos e os agentes
económicos locais, reduzindo constrangimentos aos munícipes e estimulando a
racionalização da organização administrativa.
Internamente, os serviços da autarquia procederam à normalização de
formulários e de processos e grande parte do processo administrativo foi
redesenhado. O que granjeou o elogio de Humberto Oliveira, salientando que
“este projeto só se tornou possível graças ao empenho e magnífico trabalho dos
colaboradores, que estão motivados na prestação de um serviço mais eficiente,
moderno e qualificado”.