PREVENÇÃO - Programa de proteção solar da Cruz Vermelha Portuguesa quer chegar a 30 mil pessoas



A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai aumentar estes ano o número de voluntários e de delegações envolvidos no programa nacional de formação sobre proteção solar, que arrancou ontem. Representantes de 60 delegações regionais vão receber formação sobre os comportamentos saudáveis a ter em ambiente de exposição solar, para que possam transmitir as regras essenciais para desfrutar do sol de forma cuidada a aproximadamente 30 mil pessoas. Este ano a equipa no terreno terá uma dimensão record, ultrapassando os 800 voluntários.
Precisamente para passar estas mensagens o programa “#OMEUSOL: vive + o verão” vai incluir um vasto conjunto de ações de sensibilização, em 60 localidades, incluindo pela primeira vez duas delegações nos Açores. Estes voluntários vão acompanhar perto de 30 mil pessoas em atividades durante a época balnear, realizadas junto de praias fluviais, marítimas, piscinas municipais e noutros eventos ao ar livre, promovidos pelas autarquias do país.
As farmácias portuguesas vão também associar-se a este projeto, conduzindo ações de sensibilização nas escolas e fazendo a distribuição de material informativo nos seus espaços de saúde. Isto permite reforçar a abrangência do projeto, fazendo chegar a mensagem de sensibilização a ainda mais crianças, jovens e adultos.
Esta iniciativa tem o apoio da Vichy, que desde 2007 financia a formação dos voluntários da CVP, oferecendo proteção solar, bonés e sacos de praia para as ações de sensibilização. Desenvolveu e produziu ainda os materiais e jogos pedagógicos de apoio à implementação do projeto para crianças, jovens e adultos, materiais que serão também disponibilizados nas farmácias parceiras do projeto.