Últimas Notícias

DECO - Regresso às aulas sem precipitações!


As férias estão a terminar e o mês de Setembro com o regresso às aulas está aí à porta. 
É de extrema importância pensar, juntamente, com as crianças em todo o material necessário. Contudo, não siga impulsos e pense antes de comprar!

Muitos pais pensam que a compra de todo o material escolar é a melhor opção antes do regresso à escola.

Contudo, devemos evitar impulsos, pois, por vezes, nem tudo o que pensamos ser preciso é na realidade necessário, acabando por desperdiçar dinheiro.

Deveremos apenas comprar aquele material escolar essencial, como cadernos, canetas, lápis e mochilas, dando preferência às marcas brancas.

Para determinadas disciplinas, consideramos que deverá aguardar o pedido de material solicitado pelos professores.

Para que o seu orçamento familiar não seja afetado drasticamente com o novo regresso às aulas, deixamos alguns conselhos:

- Fique atento aos descontos promovidos pelas livrarias e hipermercados na compra de manuais e material escolar. Contudo, antes de fazer a encomenda certifique-se de que está a comprar os manuais corretos. Isto porque em algumas situações, se se enganar a fazer uma encomenda corre o risco de a loja não aceitar a troca ou a devolução dos manuais.

- Recorra aos bancos de trocas de manuais escolares. Se não tiver disponibilidade económica para conseguir comprar os manuais escolares novos, saiba que poderá adquiri-los em “segunda mão” nos sites de vendas online.

- Reserve uma parcela do subsídio de férias para o pagamento das despesas escolares, evitando “derrapagens” no orçamento familiar. 

- Não se esqueça de pedir a fatura, visto que os gastos que as famílias enfrentam com a educação dos seus filhos podem ser deduzidos em sede de IRS. 

- Faça uma lista de produtos escolares que necessita. Verifique os artigos que realmente precisa de comprar e evita desperdícios. Paralelamente, verifique o material escolar dos anos anteriores que possa ser utilizado no novo ano que se aproxima.


Tânia Santana
Jurista
DECO Coimbra

  
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.