Últimas Notícias

INSÓLITO - Dívida de 778 euros às finanças paga com moedas de cêntimo



Uma dívida de 778 euros de Imposto de Selo começou ontem a ser paga com moedas de um, dois e cinco cêntimos. Carlos Mendes, quis desta forma mostrar o seu desagrado em relação a uma dívida que considera não ser justa e de que, em 2012, um despacho de um juiz dizia que estava isento. A dívida está relacionada com a aquisição de terrenos e, no total, ascende a mais de sete mil euros.

Por considerar que foi dado o dito por não dito (em março de 2013 foi notificado pela Autoridade Tributária para pagar Imposto de Selo e IMT e tinha um despacho do juiz que o dava como isento), decidiu mostrar o seu desagrado e pagar a dívida (cujo prazo hoje expira) com moedas de baixo valor facial.

Todo vestido de preto – “algo que nunca tinha feito”, e com uma caixa transformada em caixão, levou cerca de 70 euros para pagar cerca de 10 por cento do que está em dívida.

Numa mala levava cerca de 40 quilogramas de moedas e, ao início da tarde, procedeu ao pagamento. Natural de Penacova, mas residente na zona de S. Silvestre, Carlos Mendes queria fazer construção de habitações nos terrenos em causa, mas tendo em conta o que se tem passado acabou por “perder o interesse”.

Há cerca de um mês que começou a juntar as moedas (tem cerca de 300 quilogramas em casa), e pretende até ao final do mês de setembro ir efetuando pagamentos de 10 por cento da dívida.

Rute Melo – Diários As Beiras