Últimas Notícias

SOLIDARIEDADE - Bancos Alimentares voltam a apelar à contribuição de alimentos com nova Campanha de Recolha de alimentos


Sob o mote “Partilhar sabe bem” arranca no próximo fim de semana, 3 de dezembro, mais uma campanha de recolha de alimentos, promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome. Esta ação solidária já bem conhecida dos portugueses, é a 50ª campanha promovida pelos Bancos Alimentares, que comemoram este ano 25 anos. 42 mil voluntários em mais de 2 mil  super e hipermercados, vão convidar quem vai às compras a partilhar alimentos com quem precisa de ajuda. A campanha prolonga-se até 11 de Dezembro na internet.
O objetivo é simples: incentivar a partilha para  levar comida a quem mais precisa,
Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, destaca que “não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está em nosso redor, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar solidariedade, envolvimento e contributo de cada cidadão contribuindo assim para melhorar o cenário de carência alimentar que continua a assolar muitos cidadãos e famílias em Portugal.”
Alguns dados
No ano passado, os 21 Bancos Alimentares em atividade distribuíram 27.370 toneladas de alimentos, prestando assistência a 2.700 instituições que os entregaram a perto de 420 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
Ajuda Vale e portal de Doação online
A campanha volta ainda a disponibilizar Vale de produtos, que estarão também disponíveis entre os dias 3 e 11 de Dezembro nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado para os produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.
Adicionalmente e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a oportunidade de se deslocarem aos pontos de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza ainda o portal de doação online www.alimentestaideia.pt.
Partilhar sabe bem
A campanha de Recolha de Alimentos conta com uma nova assinatura “Partilhar sabe bem”, que pretende estabelecer uma analogia com a partilha que acontece hoje nas redes sociais e que pretende motivar também a partilha desta causa, criando um verdadeiro fenómeno de “passa palavra” social.
25 Anos a levar comida a quem mais precisa
O Banco Alimentar celebra este ano 25 anos de existência, no âmbito daquele que foi declarado o Ano Nacional contra o Desperdício Alimentar. Ao longo destes anos foi possível ampliar o apoio e ajuda a quem mais precisa de se alimentar, com o envolvimento de cada vez mais voluntários, existindo hoje 21 Bancos Alimentares (zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu).