ANIVERSÁRIO - Bombeiros de Penacova com pedalada aos 87 anos


Quis o destino que o aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova coincidisse com uma prova de ciclismo. Quis o destino que, na última semana preparatória dos festejos, o corpo operacional tenha ficado em “casa”, longe de acontecimentos trágicos. Quis o destino que os bombeiros penacovenses não regateassem esforços para mostrar pedalada num dia intenso, em que as palavras elogiosas e de agradecimento, ajudaram a “apagar”, por algumas horas, amarguras vividas ao longo dos últimos 365 dias.

Os abraços calorosos e os beijos de gratidão traduziram na perfeição o enorme regozijo do corpo de bombeiros fazer parte desta enorme família. As cerimónias contemplaram os bombeiros dos quadros já falecidos através do “toque de mortos” pela Fanfarra dos Bombeiros de Penacova, que contou com várias individualidades que fizeram questão de marcar presença, assim como foi prestado juramento dos novos elementos que passaram a integrar o contingente.

A bênção de três equipamentos pelo pároco Fernando Pascoal produziu um efeito de júbilo, para a corporação a usufruir no desempenho da sua missão. Trata-se de uma viatura ABTV, com o nome “vice-presidente António Soares” em homenagem aos anos que serviu nos órgãos sociais e pelo contributo que tem dado à causa do associativismo; uma VAME, “Junta de Freguesia de Penacova”, pelo apoio para a sua transformação; e uma moto de água oferecida pelo médico Mário Jorge Freire Santos. Foram condecorados 16 bombeiros, destacando-se o Crachá de Ouro atribuído a Vasco Viseu (2.º comandante), António Simões (chefe) e Fernando Martins (sub-chefe). Os restantes receberam medalhas de Dedicação pelos 25 anos (três), Grau Ouro pelos 20 e 15 anos (cinco) e Grau Cobre pelos 5 anos (cinco).

O comandante dos Bombeiros de Penacova disse aos novos elementos que passaram «a ter uma grande responsabilidade perante o mundo», mas aludiu que «somos voluntários com espírito e disciplina para responder cabalmente, de noite e de dia, à comunidade».

António Simões fez a revista aos incêndios que assolaram a região Centro, sem deixar de agradecer «aos bombeiros de Brasfemes e Poiares por assegurar a segurança na prova de ciclismo para que possamos estar aqui hoje descansados».

Por seu turno, Carlos Luís Tavares, comandante Operacional Distrital de Coimbra, felicitou os bombeiros de Penacova pelo aniversário, mas não esqueceu o país que «viveu um momento de luto e de grande dor com os recentes incêndios, agradecendo a um vasto conjunto de pessoas pelo empenho em combater este inimigo incêndio que pintou de preto o mapa do nosso país»

Carlos Sousa - Diário de Coimbra