O Centro de Portugal assume um lugar privilegiado na
edição deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’18, que se
realiza na Feira Internacional de Lisboa, de 28 de fevereiro a 4 de março.
A BTL distinguiu a região como Destino Nacional Convidado da
mais importante feira de turismo do país, num sinal de apreço pela
capacidade de renovação de um território tragicamente afetado no verão
passado.
O privilégio de ser Destino Nacional Convidado concretiza-se num
espaço de maior destaque para o Turismo Centro de Portugal (TCP)
no espaço da BTL e num conjunto de iniciativas variadas, antes e durante a
feira, destinadas a potenciar a notoriedade da região.
As principais novidades da presença do Centro de Portugal na
BTL foram anunciadas hoje, dia 14, em conferência de imprensa que teve
lugar no Museu da Cerveja, em Lisboa, e que teve como intervenientes Pedro
Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Maria João
Rocha de Matos, da Fundação AIP; e a Diretora da Bolsa de Turismo de
Lisboa, Fátima Vila Maior.
"A distinção de o Centro de
Portugal ser o Destino Nacional Convidado é um excelente desafio
para a região mostrar-se naquilo que tem de melhor. A BTL continua a ser o
nosso maior cartaz de apresentação da região", elogiou Pedro Machado,
na apresentação. "O Centro de Portugal já tinha sido o Destino
Nacional Convidado em 2013. Como então, constitui uma oportunidade de
ouro para podermos apresentar as ações prioritárias para 2018",
acrescentou.
Por parte da BTL, Fátima Vila Maior sublinhou a sua grande satisfação
pelas "iniciativas dirigidas ao público" apresentadas na
conferência de imprensa. "É sempre um prazer trabalhar com o Centro de
Portugal", rematou.
Um stand aumentado e renovado
O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma
posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o
pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal. No entanto, por
ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2:
mais 54 m2 do que em 2017. Um crescimento do espaço de exposição que acontece
sem acréscimo financeiro para o TCP. De salientar, que a participação na
feira será este ano gratuita para as empresas diretamente afetadas pelos
incêndios de 2017, no que constitui um inestimável e solidário incentivo.
No total, vão estar representadas 30 empresas e instituições do Centro
de Portugal, além das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região,
a saber: Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região
de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
O stand vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão
experimentar dois simuladores, um de surf e outro de bicicleta (neste,
poderão percorrer virtualmente troços da ecopista do Dão), ou jogar
minigolfe, entre outras atividades. Haverá também um espaço dedicado aos
Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha,
Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado
particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados (PTI)
das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de
Portugal. Estes PTI, de âmbito nacional ou internacional, assumem um
forte carácter de inovação, que será evidenciado.
Continuando a apelar às sensações dos visitantes, ao longo dos cinco
dias de feira haverá experiências e degustações enogastronómicas, em
parceria com a Escola de Hotelaria de Coimbra e com a presença de chefes de
cozinha da região. Como é evidente, não faltarão os momentos de animação
cultural e eventos institucionais, a cargo das Comunidades Intermunicipais.
Haverá lugar a importantes apresentações no stand do TCP. Nomeadamente,
da Estratégia de Promoção da Região de Turismo EUROACE (Alentejo, Centro
Portugal e Extremadura Espanhola), às 13h00 de 1 de março; ou do Festival
Internacional de Filmes ART&TUR 2018 (que este ano vai ser realizado no
Centro de Portugal, em Leiria), às 16h00 de 1 de março.
Iniciativas mostram o melhor do Centro de Portugal
As iniciativas de promoção do Centro de Portugal, por parte
da BTL, serão variadas e conjugam-se no pacote promocional Destino
Convidado.
Desde logo, o logótipo do Turismo do Centro – Destino Nacional
Convidado estará visível no website da BTL e será inserido nos
materiais promocionais impressos (anúncios, mupis na cidade de Lisboa e
guia do visitante), nos bilhetes e convites e na sinalética da feira.
O facto de ser Destino Nacional Convidado possibilitou ao Centro
de Portugal ser destaque da revista Evasões na sua edição de 23 de
fevereiro, em que será publicada uma extensa reportagem sobre a região.
O pacote promocional Destino Convidado prevê ainda a colocação de
elementos promocionais identitários da Região Centro, em locais
estratégicos de Lisboa. O destaque maior vai para o Campo Pequeno, onde
será instalada uma tela de grandes dimensões (16x6 metros), alusiva à
região, e uma réplica de um dinossauro, proveniente do Dino Parque da
Lourinhã.
Serão também particularmente visíveis, em espaços nobres da capital,
frases a apelar aos produtos-chave do Centro de Portugal: “Turismo do
Centro tem Neve", "Turismo do Centro tem Ondas",
"Turismo do Centro tem Fé", "Turismo do Centro tem
Património", "Turismo do Centro tem Natureza", "Turismo
do Centro tem Gastronomia e Vinhos", "Turismo do Centro tem
Termas", "Turismo do Centro tem Aldeias”.
Uma ação promocional de rua, no dia 23 de fevereiro, no Cais do Sodré,
com distribuição de bilhetes de entrada para a feira, flyers promocionais e
outro merchandising, e a emissão de spots no Canal Lisboa, a partir do
mesmo dia, são outras das iniciativas.
Paralelamente ao pacote promocional da BTL, e por iniciativa do TCP, a
presença na feira ocupará espaços publicitários em dois dos sites e duas
das revistas com mais audiência no país, entre outras ações de marketing
digital.
A acrescentar a tudo isto, o TCP participará em múltiplas ações durante
a feira. Logo no dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, será assinado no stand
da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo o
protocolo “Turismo Centro de Portugal - Destino Convidado APAVT 2018”.
Graças a esta distinção, o TCP terá também um espaço no stand da APAVT. Em
data ainda a definir, será também assinado um Protocolo com IEFP –
Instituto de Emprego e Formação Profissional, que estabelece formas de
colaboração entre as duas entidades, tendo como objetivos promover o
desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade e fomentar a
formação na área do Turismo.
Em paralelo, será apresentada no stand da TAP a edição de março da
revista Up Magazine, cujo tema é Aveiro.
Estão reunidas todas as condições para que a participação do Centro
de Portugal na BTL 2018 seja a melhor de sempre, proporcionando
momentos inolvidáveis aos visitantes.
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