TURISMO DO CENTRO - Viseu discute desafios para Portugal enquanto melhor destino turístico mundial
O
Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu, é o palco, até dia 2 de fevereiro, do
6.º Congresso da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos,
Animação Turística e Eventos. O evento apresenta como tema central “Portugal
Melhor Destino Mundial – Como Potenciar?”, uma temática particularmente atual.
O
primeiro dia do Congresso teve como principal destaque a Sessão de Abertura,
que contou com a participação de António Marques Vidal, Presidente da
Direção da APECATE, Ana Mendes Godinho, Secretária de
Estado do Turismo, Pedro Machado, Presidente do
Turismo Centro de Portugal, e António Almeida Henriques, Presidente da
Câmara Municipal de Viseu.
“Como
potenciar Portugal como o melhor destino mundial? Obviamente, com os
agentes de animação turística e eventos”, começou por adiantar Pedro Machado, que sublinhou o papel
fundamental das empresas deste ramo. “São parceiros estratégicos
na gestão e planeamento de um destino, pois ajudam a qualificar e
põem na agenda os eventos turísticos. Assumem também um papel muito
importante no desenvolvimento de rotas e itinerários temáticos. São
particularmente relevantes no posicionamento do destino, nomeadamente com eventos
ligados à ‘meeting industry’, que podem acontecer durante os 365 dias do
ano. Finalmente, são também especialistas na comunicação dos territórios e
produtos a partir da vivência das experiências”, considerou.
Pedro
Machado frisou também o trabalho que tem sido feito na ligação entre os
territórios, nomeadamente com o desenvolvimento de produtos turísticos
integrados das Comunidades Intermunicipais. “Tem havido um trabalho
cumulativo e progressivo de aproximação cada vez maior entre
aquilo que é a vontade dos municípios, o seu trabalho de promoção de produtos e
dos seus recursos, numa lógica de promoção de comunicação e de internacionalização.
Esta lógica, de que os municípios são os atores principais, tem muito
a ver com a capacidade do sucesso e do crescimento que todos estamos a atingir
e que a região Centro de Portugal, em particular, também está a conquistar”, acrescentou.
António
Marques Vidal destacou o facto de a associação ter escolhido a cidade de Viseu
e a região Centro de Portugal como palco do encontro. “Não é por
acaso que este Congresso é feito em Viseu. Independente de todas
as razões, havia este ano mais uma: para a APECATE era importante ajudar o Centro de
Portugal a ultrapassar as situações que aconteceram em 2017”, disse. O
presidente da associação realçou também a qualidade dos painéis que estão em
discussão. Nos próximos dias, os congressistas vão abordar assuntos como
“Região Centro – Os Grandes Desafios”, “Criar Destino – Como Articular
Sinergias”, “Internacionalização – O Caminho Imprescindível”, “Qualificação –
Mudar De Paradigma?” e “Estruturar o Setor – Como Potenciar a Nomeação de
Portugal Como Melhor Destino do Mundo?”
O
anfitrião António Almeida Henriques realçou o facto de Viseu estar “a
viver um momento de forte redescoberta e afirmação enquanto destino turístico”. “O país
está a crescer turisticamente como nunca, mas nem todas as cidades médias
estão a aproveitar esta boleia. Nós temos procurado aproveitar esta nossa
cidade-região, que tem um ecossistema preparado para receber turistas e
eventos, até pela qualidade da sua oferta hoteleira. Viseu é uma
cidade que combina muito bem a sua História com a modernização,a tradição
com a inovação”, considerou. “Estamos a crescer muito, mas
temos margem para crescer mais ainda, com uma estratégia no turismo
qualificado, nos segmentos da cultura e património, enoturismo, natureza,
eventos e negócios”, disse ainda, antes de revelar uma grande aposta para o
próximo ano: “Em
2019, passaremos a ter a maior sala de espetáculos da região Centro, o Viseu
Arena, sala de espetáculos para 7000 pessoas e preparada para acolher
congressos até 4000 pessoas”.
A
Secretária de Estado do Turismo enfatizou as sucessivas distinções
internacionais que Portugal tem recebido na área do turismo: “Desde
que recebemos estes prémios internacionais, o número de países que procuram Portugal
para perceber o que está a acontecer no nosso país é inacreditável. Nas
últimas duas semanas, recebi cincoministros do turismo de vários países e o secretário-geral
da Organização Mundial de Turismo, que vieram testemunhar como o turismo
pode ser importante na mobilização de todo um país e na sua transformação económica”.
“Temos
sido capazes, através de investimentos públicos e privados, de transformar a
nossa autenticidade em produtos inovadores, que deixam quem nos
visita muito impressionados. Tem também havido uma forte aposta na
acessibilidade aérea, que é crucial. Nos últimos anos tivemos mais 170 ligações
aéreas a mercados que nos interessam trabalhar, como Estados Unidos,
Brasil, Canadá ou China. Também nisso, é essencial estarmos a
trabalhar com as empresas, que são quem identifica os mercados”, continuou Ana
Mendes Godinho. “Nos objetivos para os
próximos 10 anos, assumimos a necessidade de desconcentrar a procura no
território e ao longo do ano. Para isso, é fundamental dinamizar cada vez mais
os territórios do interior. Onde é preciso inovação e investimento é no
interior. Este é o território do futuro, com mais capacidade de crescimento. A oportunidade
está aqui”, disse ainda.

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