Últimas Notícias

Orçamento Participativo Português 2018: escolha os projetos para Portugal


O Orçamento Participativo Portugal 2018 (OPP), programa apoiado pela República portuguesa que incentiva as pessoas a apresentarem propostas para melhorar Portugal (com caráter nacional ou regional), encontra-se já na fase de votações. De 1417 projetos apresentados, 692 propostas de cidadãos portugueses com mais de 18 anos foram aprovadas. Qualquer português e estrangeiro residente em Portugal pode eleger os seus projetos favoritos. As ideias mais votadas, serão concretizadas pelo estado português. Pode votar no máximo em 2 projetos até dia 30 de setembro.

São aplicados este ano 5 milhões de euros para o Orçamento Participativo Português. E, tal como no ano passado, vão existir vencedores para ideias que se aplicam a todo o país e para projetos regionais.

Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, disse à Agência Lusa que: "Este ano tivemos um aumento de cerca de 30% do número de propostas apresentadas face ao ano passado. O ano passado tivemos cerca de mil propostas apresentadas em todo o país, este ano ultrapassa as 1400".

O interior não é esquecido

Entre as propostas que chegaram à fase final do Orçamento Participativo Português, existem algumas que se referem ao interior do país, zona que, tendencialmente, cai no esquecimento. Eis dois exemplos de propostas que estão a votação:

"Coimbra na Primeira Guerra Mundial(número 63)

Este projeto, que concorre como número 63, consiste numa exposição que visa dar a conhecer os combatentes oriundos do distrito de Coimbra que combateram na I Guerra Mundial. Esta iniciativa vai percorrer todos os concelhos do distrito de Coimbra (como Penacova, Pampilhosa da Serra, Góis). O prazo para desenvolver este projeto é de 24 meses, tendo o custo de 90.000€.

“Roteiros Intermunicipais do Património da Região Centro” (número122)

Este projeto é direcionado para a população sénior dos concelhos Condeixa, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Pampilhosa da Serra, Penacova, Soure e Tábua de modo a que cada sénior inscrito visite três concelhos vizinhos, apoiados de guias locais com conhecimentos sobre cada espaço a visitar e lhes prestassem as devidas informações adicionais, indicando livros e ligações web de interesse sobre os locais.

Os Roteiros incluem três vertentes:


1. visitas ao património edificado e natural, no que concerne a fauna e flora; 
2. experiências que valorizam a história, a etnografia, as tradições, os usos e costumes locais;
3. provas da gastronomia local, como parte integrante do património cultural imaterial.

Desta forma, promover-se-á a educação não-formal das pessoas seniores, o convívio entre pessoas dos vários municípios acima designados, o património da região, animando a economia local em torno de ações de promoção do conhecimento.

O património que se pretende destacar em Penacova será o Mosteiro de Lorvão; Lampreia, Arroz de Míscaros ou Peixinhos do rio (conforme época); Museu do Moinho, Pérola Raul Lino e animação com etnografia local.


Os proponentes do projeto gostariam que cada sénior inscrito visitasse três concelhos vizinhos, sendo aconselhável neste caso ter o apoio de guias locais que tivessem conhecimentos sobre cada espaço a visitar e lhes prestassem as devidas informações adicionais, indicando livros e ligações web de interesse sobre os locais.

Para que cada espaço receba os seniores dos vários concelhos, será necessário organizar previamente uma Bolsa de Viagens e um Cronograma de Visitas ao longo do ano em articulação com as Câmaras Municipais envolvidas, com as Universidades e Academias Seniores locais, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ou com entidades de animação turística que detenham conhecimento profundo do território.

O prazo para desenvolver este projeto é de 12 meses, tendo o custo de 300.000€.

Todos os projetos a votação de 2018 podem ser consultados no site do Orçamento Participativo Portugal, em www.opp.gov.pt.

No site está também disponível a lista dos 38 projetos vencedores da I Edição do OPP, em 2017.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.