Últimas Notícias

SÃO PEDRO DE ALVA - Antigos Combatentes reencontram-se em almoço convívio



A Companhia de Artilharia 1542, tendo como lema «Pátria, Camaradagem, Astúcia», que esteve em missão de soberania no distrito do Niassa, em Moçambique, entre 1966 e 1968, reuniu-se no dia 21, sábado passado, na Casa do Povo de São Pedro de Alva, sob a organização do combatente Alfredo Santos Fonseca, que nas suas palavras, durante o almoço de convívio, servido pelo Restaurante A Saborosa, e que entre combatentes e familiares quase chegou aos 100 presentes, sublinhou que «cada vez somos menos a comparecer, uns porque entretanto nos deixaram, outros devido a doença», mas confessou que, mesmo assim, via ali camaradas vindos do sul até ao norte, vincando que alguns camaradas que lá ficaram, sepultados naquele sertão africano, os seus familiares não deixam de estar presentes desde o primeiro dia, honrando a sua memória.

Não deixou de referenciar um desabafo de um seu camarada, ao dizer que «quando não puder ir de carro por já não ter forças para conduzir, vou numa cadeira de rodas». No final da sua intervenção, que não deixou de recordar momentos aziagos que passaram em combate, e pedindo que «nunca deixem de praticar este gesto, o qual é muito nobre, mas difícil de entender por quem viveu os dramas que nós vivemos em comum», Alfredo Fonseca pediu um minuto de silêncio em memória dos que já «não estavam entre nós».

Antes do almoço, foi celebrada na missa igreja matriz, pelo antigo pároco de São Pedro de Alva, Padre Correia, que detém o seu múnus em Mortágua. Evocando as palavras de S. Marcos, vincou que a vida é bela quando há harmonia e paz, não deixando de ter palavras no sentido de que «continuai com estes convívios, pois são sempre um sinal de que queremos em Deus», tal como alguém disse, «quantas vezes, de facto, chamámos pelo Criador para nos dar forças para continuar».

José Travassos de Vasconcelos – A Comarca de Arganil



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.