SENSIBILIZAÇÃO - Farmácias lançam campanha para ajudar a distinguir alergia e constipação
As farmácias portuguesas lançaram hoje uma campanha de
sensibilização e informação, sob o tema “Atchim, alergia ou constipação?”,
com o objetivo de informar e alertar a população para a diferença entre
constipação e alergia, assim como os diferentes tratamentos associados.
Tendo em conta que as patologias associadas às constipações e
às alergias (muito comuns nesta época do ano) podem motivar sintomatologias que
geram fatores de apreensão e preocupação adicionais para as pessoas nesta fase
do covid-19, as farmácias pretendem “contribuir para a sua melhor
compreensão e tranquilização”, refere, em comunicado, a Cooprofar -
Cooperativa dos Proprietários de Farmácia.
Neste sentido, é utilizada a relação de proximidade que as
farmácias estabelecem com cada um dos seus utentes, “reforçada ainda mais
durante este período da pandemia pela elevada procura e facilidade de acesso à
informação nestes espaços de saúde”, sublinha a Cooprofar.
“Esta capacidade para funcionar como o primeiro contacto
na cadeia de saúde, possibilita uma antecipação no diagnóstico e,
consequentemente, do encaminhamento e acompanhamento médico especializado se
necessário”, acrescenta.
Além das mais de 1.200 farmácias que vão divulgar a
campanha, a Cooprofar - Cooperativa dos Proprietários de Farmácia, em parceria
com a Perrigo, adaptou também os meios para conteúdos digitais de forma a
facilitar a acessibilidade à consulta de informação através das redes sociais e
website.
Paralelamente, a Cooprofar, enquanto Entidade Formadora
Certificada e parceira da Ordem dos Farmacêuticos, organizará um conjunto de
ações de formação para profissionais de farmácia, com o objetivo de dotá-los de
ferramentas e das competências necessárias nestas patologias.
A campanha vai ter uma duração de cerca de três meses.
Sem comentários
Leia as regras:
1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.