Últimas Notícias

COVÕES - PSD e CDU de Penacova solidários contra o fecho do Hospital



A polémica acerca do possível encerramento das urgências no Hospital dos Covões surgiu em junho quando, interpelada pelos jornalistas, Marta Temido afirmou desconhecer oficialmente da intenção Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vir a encerrar a Urgência do Hospital dos Covões e diz que qualquer decisão tem de ser técnica. Desde então fora, várias as vozes de protesto contra o possível desmantelamento de unidade de saúde que, ao longo de toda a sua existência, tem prestado um excelente serviço à população, designadamente como hospital de referência na luta contra a Covid-19.

Quem também se pretendeu solidarizar na luta em defesa da manutenção de todas as valências do Hospital dos Covões foram o PSD e a CDU de Penacova.

Estas duas forças políticas do concelho apresentaram recentemente duas moções contra a iminente fecho daquela unidade hospitalar.

O PSD de Penacova considera que a concretizar-se aquele encerramento, estaríamos a a assistir “a uma desvalorização da região centro do país em detrimento das grandes urbes, nomeadamente Lisboa.”

Na moção apresentada na última reunião de câmara, referem que o “desmantelamento dos Covões” é o exemplo de que as medidas de políticas de coesão territorial apresentadas pelo governo deste governo “não são mais do que maquilhagem política” e acusam o governo socialista de pretender “tapar o sol com a peneira” quando anuncia a criação, “pela primeira vez na nossa história, de um ministério da coesão territorial e de secretarias de estado descentralizadas.”

Desta forma, os autarcas do PSD de Penacova “exigem a valorização de um hospital que em muito tem contribuído para o reforço dos cuidados de saúde na região e que valoriza o Distrito de Coimbra, a região centro e os seus territórios” e exortam a Câmara Municipal de Penacova a “assumir esta posição postulada pelo PSD, dirigindo ao Governo, órgãos regionais, um repto no sentido de preservar este hospital a qual foi aprovada por unanimidade

Por seu turno a CDU de Penacova apresentou durante o mês de junho, na assembleia Municipal de Penacova e na Assembleia de Freguesia de Lorvão, idêntica moção em defesa do Hospital dos Covões e da manutenção dos seus serviços.

Na moção apresentada referem que “as valências estomatologia, nefrologia, urologia, transplantação renal, gastroenterologia, medicina física e reabilitação e psiquiatria” daquele hospital “já estão a ser amputadas no âmbito da fusão.”

Recordam que o serviço de pneumologia foi formalmente extinto em abril de 2019, deixando de ter direção própria e passando para a alçada da Pneumologia dos HUC. Que um julho de 2019, foi confirmada a diminuição da lotação do internamento de Pneumologia no Hospital Geral (Covões), resultando na concentração de camas de internamento nos já sobrelotados HUC.

A CDU de Penacova considera que “o país e a região necessitam desta importante unidade de saúde” e por isso “apela aos órgãos competentes, para que revertam o caminho seguido e que seja reforçada esta unidade do Serviço Nacional de Saúde” salientando “a importância do Hospital dos Covões durante a fase de epidemia.”

A moção apresentada pela CDU de Penacova foi unanimemente aprovada por todos os partidos presentes naquela Assembleia Municipal. Já na Assembleia de Freguesia de Lorvão, a moção foi apenas aprovada com os votos favoráveis da CDU e do PSD. O PS absteve-se, apresentando uma declaração de voto “com razões estapafúrdias e irracionais, fruto de uma atuação constante de boicote das moções apresentadas pela CDU”.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.