OPINIÃO - A verdade nua e crua
Há exactamente uma semana, foi divulgado o vídeo promocional que o Município de Penacova mandou fazer, a alguém com competência para o efeito, para promover Penacova. Ao vê-lo, qualquer penacovense depressa se comove e se enche de orgulho com as imagens que vê da sua terra. Sem dúvida que o resultado obtido promove Penacova como nenhum outro até aqui. As paisagens, o património, a gastronomia, a hospitalidade, enfim tudo aquilo que um turista necessita de ter para (preferir) visitar esta linda terra. Porém, quando se verifica que, apesar de belo, tal filme promocional enferma de falsidade, qualquer um é levado a pensar se não seria preferível ter optado por local diferente. Apesar de se manterem as paisagens, a gastronomia e algum do património, pouco daquilo que sobre o Hotel Penacova se diz corresponde à verdade. Os alojamentos beneficiados com a magnífica vista sobre o Mondego, apesar de existirem, não estão acessíveis ao público, pelo simples facto de estar encerrado o hotel. Para além disso, e surpreendentemente, os responsáveis pela maior parte do capital da sociedade que gere o hotel, nada sabem acerca do futuro daquele e do outro imóvel a ele contíguo.
Voltando ao filme promocional, tenho a dizer (mais uma vez) que está excelente. Os comentários daqueles que se encontram longe, do outro lado do Atlântico e não só, são demonstrativos da satisfação com que puderam observar Penacova. É por isso importante, resolver a questão do Hotel Penacova, cabendo aos responsáveis pela salvaguarda da imagem de Penacova, encontrar um solução que ponha termo a este incómodo que é apresentar como tendo algo que não se tem e depois ter que encontrar (à pressa) uma justificação para o ridículo da situação, que nos remete a todos para uma realidade embaraçosa, passível de ser considerada publicidade enganosa.
De todo o modo, à semelhança do que aconteceu com a candidatura da Livraria do Mondego, a maravilha natural de Portugal, também o Hotel ou a Pista de Pesca de Penacova se podem divulgar, mesmo sabendo que parte desse conteúdo promocional, nem sempre corresponde à realidade esperada, e desejada.