Últimas Notícias

Para quem (ainda) sente e gosta do Rio Alva



Olhe para baixo da minha varanda e você verá a curva do Rio Alva fluir após a nossa casa antes de voltar ao redor da aldeia. A espuma de água cai sobre as rochas abaixo do açude pequeno, proporcionando uma trilha sonora constante para a vida em Moura Morta. Eu dificilmente a notarei nestes dias, mas nas noites quentes de verão, quando a janela do quarto fica aberta, seu rugido surdo constante é bastante reconfortante.
As qualidades camaleão do Alva fascinam-me. A sua água é geralmente clara e aparece escura vista de cima, mas quando o sol está num nível certo, o rio esta transformado numa serpente de prata. Às vezes, alguns diamantes de luz brilham na superfície como vagalumes proporcionando um espetáculo de luz abaixo da minha varanda. Em outros momentos, a luz do sol transforma as pedras em moedas de ouro. Após fortes chuvas, a água redemoinha, transformando-se num batido caramelado ou numa sopa de ervilha turvado.
Mais abaixo do moinho em ruínas, nas manhãs de neblina, não posso deixar de cantarolar Deep Purple Smoke on the Water e a evocar imagens do Heart of Darkness quando vejo as espirais de vapor a sair do líquido escuro. Em dias claros, as mimosas e touceiras de canas estão numa imagem de espelho a partir da superfície vidrada da agua imóvel. Isto é até que a minha cadela, Daisy, decide dar um mergulho. 


Não me importa o quão quente a temperatura fica, que eu não vou acompanhá-la. Já fiz isso uma vez e isso é o suficiente, obrigado. O caminho da água do rio Alva começa na Serra da Estrela, e mantém-se gelada durante todo o ano em Moura Morta. Que é uma pena, porque é um local perfeito para uma praia fluvial. Seria bastante útil para mim ter apenas de passear pela colina para um mergulho no verão. Em vez disso tenho de ir de carro para outras praias fluviais, onde a temperatura da água é suportável.
Eu não agüento da água fria, mas a truta sim podem. Estamos mais propensos a ver pescadores em pernaltas que os banhistas de biquíni, pois há vários pontos ao longo desta parte do rio que são utilizados para competições de pesca com mosca. 
Onde está o seu lugar de água favorito?


1 comentário:

  1. Sem dúvida que Vale da Chã e Vimieiro são as melhores praias fluvias do Alva :)

    ResponderEliminar


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.