Últimas Notícias

BOMBEIROS Voluntários de Penacova celebram 82 anos de vida

Aniversário é comemorado com um colóquio e um concerto promovido pela Filarmónica Boa Vontade Lorvanense para angariação de fundos para os bombeiros


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova festeja amanhã o seu 82.º aniversário - foi fundada a 24 de Fevereiro de 1930 com a realização de um colóquio para debater o futuro do voluntariado.

O programa inicia-se às 20h30, com uma formatura geral, estando marcado o início do colóquio “Bombeiros Voluntários que Futuro? Sonhos, Expectativas e Aspirações dos Jovens Bombeiros”
para as 21h00.

O tema do encontro é direccionado para a juventude e conta com os contributos de um grupo de jovens do Corpo de Bombeiros dos Voluntários de Penacova, assim como do líder da Juvebombeiro do distrito de Coimbra, Tiago Picão, ele próprio membro do corpo activo dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova.

No colóquio intervêm também Rui Duarte, da Juventude Socialista de Coimbra e deputado na Assembleia da República, e Simão Ribeiro, vice-presidente da Juventude Social Democrata, e também deputado no Parlamento.

O encerramento está a cargo do presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira.

As comemorações prosseguem sábado, com a realização de um concerto da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, às 21h30, no Centro Cultural, a favor dos Bombeiros Voluntários de Penacova.

A iniciativa é da filarmónica, que pretende prestar ajuda à associação humanitária, que necessita de angariar verbas para proceder ao pagamento de um veículo de salvamento e desencarceramento pesado, uma aspiração antiga do corpo activo da corporação, tendo em conta que é imprescindível para o socorro a acidentes com camiões e autocarros, especialmente em vias nacionais e de grande tráfego, como o IP3 e o IC6.

A viatura está contratualizada e deve chegar a Penacova ainda no primeiro trimestre. Trata-se de um investimento global de 310 mil euros, financiado pelo QREN em 175 mil euros e pela autarquia, que aprovou um subsídio de 83 mil euros. O restante terá de ser suportado pelos bombeiros. Para além do apoio dado com o concerto, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense abriu a conta “Chama da Solidariedade», na Caixa Geral de Depósitos, com o NIB 0035 0594 00023581530 75, onde qualquer pessoa pode entregar o seu donativo para os Bombeiros Voluntários de Penacova.


No âmbito da programação das comemorações do aniversário, iniciada no dia 20 deste mês, com um baile de Carnaval, vai-se realizar também, no dia 25 de Março, o passeio BTT “Rota dos Moinhos”.|José Carlos Salgueiro