Últimas Notícias

Combustíveis mais caros três cêntimos esta semana

A alteração dos preços nos postos de abastecimento faz-se, normalmente, em dias diferentes ao longo da semana.

O preço do gasóleo e da gasolina vai subir três cêntimos durante esta semana nos vários postos de abastecimento, naquela que é a segunda maior subida desde o início do ano, depois de várias semanas em queda.
Segundo fonte do setor, a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar "subidas de ambos os combustíveis" durante esta semana, que deverão atingir os três cêntimos.
A alteração dos preços nos postos de abastecimento das várias petrolíferas faz-se, normalmente, em dias diferentes ao longo da semana.
O preço médio do gasóleo atualmente é de 1,375 euros/litro, enquanto a gasolina custa em média 1,582 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2.599 postos de abastecimento em Portugal continental.


Portugal tem preços elevados
Depois de ter atingido o pico, em meados de março, ao chegar a 1,529 euros/litro, o preço do gasóleo baixou desde então cerca de 15 cêntimos/litro.
Já a gasolina, que atingiu um preço recorde na segunda semana de abril, tendo alcançado 1,779 euros/litro, custa atualmente menos 20 cêntimos por litro.
Atualmente, Portugal é o nono país entre os 27 da União Europeia (UE) com os preços da gasolina e do gasóleo mais elevados, de acordo com os dados estatísticos da Comissão Europeia.
No caso da gasolina 95 sem chumbo é a Itália que tem os preços mais altos, chegando aos 1,73 euros/litro, mais 14 cêntimos do que o valor médio de referência em Portugal. 
Já o ranking dos preços do gasóleo é liderado pelo Reino Unido, onde o preço final atinge os 1,71 euros/litro, um acréscimo de 32 cêntimos sobre o valor praticado nos postos portugueses.
Entre Portugal e Espanha, a diferença de preços acentua-se com uma diferença de dez cêntimos por litro no preço do gasóleo e de mais 20 cêntimos na gasolina.


Carga fiscal ronda os 50% 
De acordo com o último boletim semanal da Comissão Europeia, o preço dos combustíveis sem impostos entre os dois países é muito semelhante, variando por escassos cêntimos, um cenário que se inverte quando aplicado o IVA e o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
A 27 de junho, antes de impostos, a gasolina 95 sem chumbo custava 0,70 euros em Portugal e 0,68 euros em Espanha, chegando aos consumidores a 1,59 euros e a 1,35 euros, respetivamente, o que representa uma diferença de 24 cêntimos por litro.
Já o gasóleo, sem impostos, custava 0,76 euros em Portugal e 0,72 euros em Espanha, chegando ao consumidor a valer 1,38 euros e aos 1,28, respetivamente, ou seja, com 10 cêntimos de diferença entre os dois lados da fronteira.
De acordo com o último relatório da Autoridade da Concorrência (AdC), relativo ao primeiro trimestre de 2012, a carga fiscal que incide sobre os combustíveis em Portugal representa 43,8% do preço do gasóleo e 56,4% da gasolina.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.