Últimas Notícias

CIM-Baixo Mondego ajuda empresários a “Construir Futuros”

Dez municípios da região Centro criam interlocutores que acompanham ideias de negócio


O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Baixo Mondego desafia o Governo a pôr «no terreno, o mais depressa possível, o apoio financeiro prometido para projectos de economia local», nomeadamente que lance o “Valorizar”, um programa de apoio ao empreendedorismo de base local «que tarda em ser realidade».
«Se estes programas de financiamento não funcionarem é uma batalha que vamos perder», garantiu Jorge Bento, recordando, em tom crítico, que o Governo impediu os municípios de apoiarem empresas - retirando-lhes «centenas de milhares de euros» - mas não está a cumprir o seu papel. «Sem dinheiro não há negócios», afirmou.
O presidente da CIM-Baixo Mondego falava ontem durante a apresentação do “Construir Futuros”, um projecto que pretende «instalar no terreno interlocutores» que acompanhem empreendedores, desde a ideia até à concretização do projecto empresarial, nos dez concelhos da comunidade.
A instalação de gabinetes de Apoio ao Empreendedor em cada uma das autarquias é uma das medidas, mas está também previsto o apoio de entidades privadas «no acompanhamento do projecto de investimento», explicou Jorge Bento, mostrando-se confiante que o Construir Futuros se manterá para lá do tempo de financiamento (dois anos). «A ideia é que fiquem estruturas capacitadas para continuar a apoiar os empreendedores», reforçou o autarca.
Jorge Bento destacou ainda a vertente da sensibilização em escolas secundárias e profissionais da área de influência da CIM-Baixo Mondego para as questões do empreendedorismo como uma das mais importantes deste projecto.
Apresentado a autarcas da CIM-Baixo Mondego, dirigentes de associações empresariais e técnicos de gabinetes de apoio ao empresário, para além de jornalistas, o Construir Futuros terá ainda um concurso de empreendedorismo, lançado ontem que premeia a melhor ideia de negócio em cada município. Os vencedores serão anunciados em Janeiro/Fevereiro de 2013.
Na sessão foram ainda apresentados dois negócios de sucesso na área de influência da CIM-Baixo Mondego (Coimbra e Mortágua), tendo sido confirmada a importância do acompanhamento. Mais informações estão disponíveis em www.baixomondego.pt. 

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.