Últimas Notícias

Opinião - O homem sonha


Ao longo deste último ano, tenho prestado mais atenção ao que existe em Penacova e ao que poderia existir. Hoje durante uma conversa, apercebi-me que Penacova não tem um Centro de Reabilitação/Fisioterapia, sendo dos poucos concelhos onde este não existir. Mas poderia existir. Muito poderão achar que Vila Nova de Poiares é perto, que Coimbra é perto, mas se pudessem ter este serviço no Nosso Concelho, não seria melhor?
Obrigatoriamente, esta unidade teria que fazer acordos com os diversos sistemas de saúde (SNS, sendo este obrigatório na minha opinião, ADSE e por aí fora).
Mas onde poderia ser feito tal Centro que não existe? Aqui a “nossa” Santa Casa da Misericórdia teria uma palavra a dizer na dinamização do Concelho e da Vila de Penacova, pois é proprietária do edifício do antigo hospital. Haveria capacidade para reabilitar aquele edifício de forma a torná-lo num centro de referência? Talvez. Mas, pessoalmente, a demolição e construção de um novo edifício seria a melhor opção.
Criando esta unidade com o objectivo de se tornar numa referência, os nossos conterrâneos que necessitam de tratamentos de Fisioterapia não teriam que se deslocar para outros Concelhos e, quiçá, poderia começar a ocorrer exactamente opostos.
Mas para se ter uma unidade de referência, seria necessário ter todo o tipo de tratamentos disponíveis, tal como técnicos habilitados (que existem no Nosso Concelho). Inclusivamente, deveria investir-se numa piscina e numa pista de marcha, serviço que nem todos os centros de reabilitação têm. Esta pista de marcha é basicamente um corredor transparente cheio de água para doentes que têm dificuldade em se mobilizar, mas que o conseguem fazer dentro de água.
De salientar que um novo edifício teria uma construção que permitiria uma boa acessibilidade para doentes com dificuldades motoras, o que é muito importante.
Desta forma, aquele espaço que agora está “meio esquecido” lá na vila, ganharia uma nova dinâmica e acabar-se-ia com o vandalismo que por lá se vê.
Caso se optasse pela construção de um novo edifício, poder-se-ia considerar a reabilitação do Hotel. Como? Criando, num piso superior àquele que funcionaria como Centro de Reabilitação, um spa com jacuzzi, sauna, banho turco e piscina interior aquecida (estando estes incluídos no preço da estadia, bem como outro tipo de tratamentos que, obviamente, seriam pagos à parte. O Spa estaria então separado, não havendo contacto entre os hóspedes e os doentes, por uma questão de privacidade destes últimos. Seria necessário fazer uma ligação do Hotel para o Spa do modo a que os hóspedes pudessem sair dos seus quartos e não ter que passar pela rua para poderem usufruir do mesmo. Este piso superior teria uma vista fantástica, pelo que se poderia optar por uma grande superfície vidrada, em vez de paredes, de modo a desfrutar da magnífica vista que proporcionaria enquanto se relaxava. Um outro ponto importante era que este espaço estivesse disponível para o público e não apenas para os hóspedes do Hotel.
Agora, quais as implicações burocráticas dum projecto destes? Não sei. Há disponibilidade financeira para tal projecto? Não faço ideia. Há VONTADE em avançar com este ou outro projecto de forma a dinamizar o Concelho e reabilitar o Hotel? Também não sei. Mas espero que haja alguém que tenha resposta a estas perguntas e que esse alguém com o seu esforço, dedicação e empenho consiga pôr um projecto destes a andar para acabar com a degradação daquele pequeno canto da nossa vila.
E como já devem ter deduzido, em último aspecto, isto levaria à criação de postos de emprego e a uma maior visibilidade de Penacova, quer no turismo, quer na área da Saúde.
Mas reforço a ideia, teria que ser um Centro de Reabilitação que se distinguisse, pela positiva, de todos os existentes nas redondezas.
E como dizia Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.

Por Bráulio Gomes



Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.