Últimas Notícias

Feira do Mel e do Campo promove economia local


Certame arranca sexta-feira no Parque Verde. Produtos endógenos da região estão no centro de todas as atenções


Penacova volta a promover, de sexta-feira a domingo, a Feira do Mel e do Campo. O objectivo do certame continua a ser «a promoção dos produtos endógenos e da economia local», todavia, nesta edição, o executivo quis levar mais longe o seu esforço e apostou «numa mudança de paradigma e de local» - a feira este ano realiza-se no
Parque Verde, junto aos Bombeiros Voluntários.
Na apresentação do certame, Humberto Oliveira vincou as duas componentes desta iniciativa, que passam «por uma vertente mais festiva e de música popular e outra de exposição do mel e dos produtos endógenos do concelho». O presidente da Câmara adiantou, porém, que este certame «serve, igualmente, para dar visibilidade aos pequenos produtores » e contribuir, em parte, para que estes tenham um acréscimo da sua economia familiar. «Tal como na edição anterior, a feira será feita numa tenda, de forma a precavermo-nos das condições meteorológicas e também para fomentar um maior contacto entre os cerca de 30 expositores presentes e os visitantes», adiantou o edil.
Humberto Oliveira declarou que o município, desde que entrou em funções, «tem feito um trabalho no âmbito gastronómico no sentido de impulsionar o tecido económico do concelho, nomeadamente, dos pequenos produtores, e o de afirmar a marca Penacova». E como exemplo dessa aposta, Humberto Oliveira apontou «os vários festivais que o município organiza ao longo do ano (feira do mel e do campo, época da lampreia, mês do cabrito e festas populares de Verão).
Oficina agrícola na forja
A feira do mel e o executivo volta, este ano, a apostar nas entradas gratuitas para os visitantes, porque, na opinião do autarca, «a organização destas iniciativas tem uma grande importância para o tecido empresarial do concelho».
O edil anunciou ainda um trabalho de base que se encontra a ser efectuado com a finalidade de motivar as pessoas, nesta altura de crise económica, para a subsistência agrícola. «Em parceria com a Escola Agrária de Coimbra vamos promover uma oficina na área agrícola para que dessa actividade possa sair um grupo com vocação para trabalhar na agricultura. E, nesse campo, o objectivo final é a trilhar o caminho da sustentabilidade».
Aproveitando o momento e a proximidade de Dezembro, altura em que o município dinamiza o mês do cabrito, a vereadora Fernando Veiga alertou para esse festival, convidando população e público em geral a marcar na agenda essa actividade.RB

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.