Últimas Notícias

CHUC é o primeiro hospital acreditado pelo INEM para formar em emergência

INEM atribui hoje ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) o certificado para formação em emergência médica.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) é a primeira unidade hospitalar acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para dar formação na área da emergência médica pré-hospitalar, função até aqui exclusiva do instituto. A entrega do certificado é feita hoje, às 11h00, na sede do INEM em Lisboa, numa sessão onde estarão presentes os presidentes do CHUC, José Martins Nunes, e do INEM, Miguel Soares de Oliveira.

A nova lei orgânica do INEM, publicada em Fevereiro de 2012, permite a acreditação de entidades externas que procedam à realização de acções de formação, bem como define a gestão e o acompanhamento da qualidade dessas mesmas acções. No âmbito desta competência, e tendo em vista o aumento da capacidade formativa no país, o instituto tem vindo a promover uma estratégia para dotar unidades de saúde de centros formativos, revela o INEM.
«Na prática, as unidades que obtenham esta acreditação passam a dar formação aos profissionais de acordo com os conteúdos pedagógicos e guidelines definidos pelo NEM», refere uma nota de imprensa, acrescentando que para obter acreditação as unidades têm de cumprir um conjunto de requisitos, que vão desde as instalações a utilizar aos recursos materiais e humanos.  
O CHUC é, assim, a primeira unidade hospitalar acreditada no âmbito desta nova estratégia formativa do instituto. A acreditação atribuída diz respeito à formação em Suporte Avançado de Vida, pelo que o centro hospitalar poderá passar a dar formação certificada nas competências necessárias à correcta abordagem de uma vítima em paragem cardiorespiratória.
Para o presidente do Conselho de Administração do CHUC, «o ensino e a formação são estratégicos» e a candidatura apresentada ao INEM insere-se no «desígnio de afirmar o CHUC como grande hospital nacional nestas duas áreas».
«Temos vindo a trabalhar ao longo dos últimos meses, quer através de parcerias, quer com o nosso Centro de Simulação Biomédica e vamos continuar a fazê-lo», diz Martins Nunes.
Para além de poderem dar formação aos próprios profissionais na área de emergência médica pré-hospitalar, as unidades acreditadas pelo INEM poderão “vender” cursos de formação ao exterior.  
De acordo com o INEM, além do CHUC, outras unidades de saúde já iniciaram os processos para obtenção de acreditação, que prevê acompanhamento da formação realizada e realização de auditorias regulares.





Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.