Últimas Notícias

Júlia Barreirinhas festeja 100 anos

Lar da Santa Casa da Misericórdia festeja hoje, pela primeira vez, os 100 anos de uma utente

Hoje à tarde há festa na Santa Casa da Misericórdia de Penacova. Com efeito, a instituição celebra, pela primeira vez, os 100 anos de vida de uma utente. Júlia Santos Barreirinhas é a feliz contemplada.

Natural de Riba de Cima, freguesia e concelho de Penacova, Júlia Barreirinhas foi toda a vida pastora. «Sempre me lembro de a ver apascentar as cabras, de manhã ao pôr-do-sol», contra Rosa Barreirinhas, sobrinha-neta da aniversariante, que mantém uma grande proximidade com a tia, uma vez que trabalha na Santa Casa. «Está muito bem para a idade», afiança Rosa, sublinhando que a tia, apesar de algumas dificuldades de locomoção, toma as refeições sem qualquer ajuda, tem muita autonomia e «uma lucidez invejável». Conhecida desde sempre como uma grande conversadora, Júlia Barreirinhas mantém, hoje em dia, essa apetência para falar com toda a gente, contando as histórias da sua juventude e as dificuldades pelas quais passou. «É uma pessoa muito bem-disposta», garante a sobrinha, não escondendo que «também tem as suas “birras”».
Júlia Santos Barreirinhas nas ceu no dia 10 de Janeiro de 1913 numa família com mais três filhos, um dos quais também festejou o seu centenário, há sete, falecendo cinco meses depois. Um irmão que, de resto, foi marcante na vida da aniversariante, que enviuvou há 30 anos e não tem filhos, pois o seu único filho morreu no parto. Quando a idade começou a “pesar”, o irmão, avô de Rosa, levou-a para a sua casa. E foi ali que, em 1996, Júlia começou a receber o apoio da Misericórdia. Mais tarde, com a morte do irmão, acabaria por entrar para o lar.
A festa vai juntar os responsáveis da Santa Casa, família de Júlia e utentes que com ela partilham o dia-a-dia. Às 15h00 é celebrada a eucaristia, seguindo-se a actuação do grupo “Trigo Maduro”, de Figueira de Lorvão, e um lanche onde não falta o bolo de aniversário e as respectivas velas

Primeiro centenário celebrado no lar de Misericórdia

Este é o primeiro centenário celebrado na Santa Casa da Misericórdia de Penacova, uma IPSS que desde 1987 desempenha uma acção relevante em termos sociais. Actualmente centra a sua atenção no apoio à infância, com 30 crianças em creche, e à terceira idade, com 40 idosos em lar, 10 em centro de dia e 15 em regime de apoio domiciliário. Garante refeições a famílias carenciadas e outras respostas à comunidade.

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.