Últimas Notícias

OPINIÃO - Revoltado e Indignado...

e que vale uma pessoa estafar-se a organizar, promover e divulgar um evento, se aqueles a quem ele se dirige não lhe dão atenção? Ontem, na Casa Do-Povo De-Penacova, apresentaram-se dois grupos corais ( Grupo Coral Divo Canto e Coral Orquestrado "Magnus Dei", de Brasfemes) que nos demonstraram a sua razão de ser. Resultado: canto coral ao mais alto nível... Pena que, para além dos membros de cada um dos grupos convidados, apenas uma dúzia de pessoas se tenha dignado deslocar-se à Casa do Povo para assistir a tão digno evento.
E como se não bastasse, hoje, o Povo Penacovense perdeu a oportunidade quase única de assistir a um grande espetáculo de Música, com a estreia absoluta da "Lost Orchestra" (nascida na Pampilhosa e constituida por músicos oriundos dos mais diversos pontos do Distrito de Coimbra e do Concelho da Mealhada). E porque será que não me estranhou o facto de os nossos visitantes terem enchido meia sala, dando aos Penacovenses um claro exemplo de como agir, enquanto de Penacova apenas vislumbrei pouco mais de meia dúzia de figuras tradicionais destes eventos. Pior ainda: de Penacova (mesmo de Penacova) foram duas ou três pessoas. 
Como disse no título deste post, causa-me REVOLTA e INDIGNAÇÃO esta apatia provinda do povo Penacovense... Não me venham com conversas de falta de publicidade, porque cartazes, não faltaram; folhetos e flyers foram distribuídos por todo o lado; até os jornais regionais se referiram ao evento; e para completar o ramalhete, ainda fui entrevistado na Radio Província (de Anadia), que publicitou o evento e o anunciou em todos os seus blocos noticiosos... Estranho mais ainda que tenha sido precisamente de onde menos se investiu em publicidade que apareceu mais público.
Ai Penacova, Penacova... Se não acordas desta letargia, cores o risco de ver desaparecer aquilo que melhor tens na tua cultura... Mas depois, quando não houver banda para tocar na Semana Santa, não venham os "Velhos do Restelo" queixar-se e criticar, de que "deixaram a Banda morrer", e que a "culpa foi de A, B ou C, que não a soube gerir", quando foram os principais impulsionadores dessa desgraça. 
Por mim, deixei de procurar remédios para este mal. Limito-me a fazer o meu papel e aquilo que mais gosto de fazer: tocar, ensinar e dirigir... Apesar de ter que sair de Penacova para o fazer, porque, por cá, o Povo não está para se cansar com estas coisas.
Ao menos tenham uma ponta de dignidade, e venham à Casa do Povo de Penacova, no próximo sábado, dia 2 de Novembro, às 21h30, para aplaudir os Músicos e ex-Músicos da Banda Filarmónica, que se vão perfilar em palco na companhia da Orquestra Ligeira da Carapinheira. Ou também no Domingo, dia 3, para assistir à prestação do Quinteto de Jazz. Ao menos dêem razão aos Músicos Penacovenses para acreditarem que vale a pena o trabalho que estão a desenvolver. Mas é a eles que têm de convencer... Porque a mim, francamente, já não vai ser fácil consegui-lo.

Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.