CIÊNCIA VIVA - Já é possível estudar “Os Maias” através de jogos
A partir de um Smartphone ou Tablet, já é possível
estudar “Os Maias” através de um desafio semelhante ao concurso “quem quer ser
milionário” e completar uma caderneta de cromos virtuais, aprender História
durante uma aventura que implica ser jornalista, resolver Polinómios para se
avançar nos níveis de um templo ou explicar a evolução da comunicação humana
com recurso a um extraterrestre.
Uma equipa multidisciplinar de investigadores
da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com um programador e um grupo
dedesigners, desenvolveu quatro jogos - 1910, Tempoly, Os Maias.
Becoming an expert! e Konnecting. O Homem, ser comunicante - para serem utilizados em contexto
escolar a partir de dispositivos móveis, em diferentes níveis de ensino (2º e
3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino superior).
Antes de avançar para o desenvolvimento
destes jogos, já testados com sucesso em estabelecimentos de ensino do centro e
norte do país, os investigadores foram perceber junto dos alunos quais as suas
preferências relativamente aos jogos em dispositivos móveis.
Ana Amélia Carvalho, coordenadora do estudo
financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), afirma que a reação
dos alunos e professores que testaram os jogos desenvolvidos pela sua equipa
«tem sido muito positiva», explicando que o objetivo é «rentabilizar os
dispositivos mais populares entre as gerações mais novas, os smartphones e os
tablets, para implementar uma aprendizagem muito mais aliciante e interativa.»
«É necessário alterar as práticas de ensino,
ir além da aula expositiva tradicional. E nada melhor do que recorrer às
tecnologias que os nossos estudantes mais usam. Se os alunos gostam de jogos e
levam os dispositivos para a escola, então há que os aproveitar para ensinar e
aprender, contribuindo também desta forma para o combate ao insucesso escolar»,
defende a Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da
Universidade de Coimbra (FPCEUC).
Por enquanto, apenas disponíveis para o
sistema operativo Android, os jogos criados
pelos investigadores da UC vão ser lançados oficialmente a 7 de maio, durante o
3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning, a decorrer na FPCEUC, e
disponibilizados a todas as escolas que se mostrem interessadas.
O jogo “Os Maias. Becoming an expert!” (https://youtu.be/tDeg8T3id_I)
é dirigido a estudantes do 11º Ano. É composto por 448 questões de escolha
múltipla, divididas por vários níveis. Inclui um desafio que é semelhante ao
“quem quer ser milionário”.
O “1910” (https://youtu.be/9_-0ZKzzaj4)
tem como destinatários alunos entre o 6º e o 9º ano de escolaridade. É um jogo
de aventura, onde o jogador é convidado a auxiliar um jornalista enquanto se
desenrolam vários episódios que levaram à Implantação da República em Portugal.
Já o “Tempoly” (https://youtu.be/yOmss1KtpHg)
é dedicado aos alunos do 7º Ano ao 12ª Ano. Enquadra-se no género puzzle, tendo
o jogador que resolver vários quebra-cabeças, de dificuldade crescente.
Por último, o “Konnecting. O Homem, ser
comunicante” (https://youtu.be/FQ3fZHrQNPY)
é um jogo dirigido a alunos de Licenciatura em Ciências a Educação. Retrata a
evolução da comunicação humana desde a Pré-História até aos nossos dias (selfie
stick). Um extraterrestre - Komuniket - é incumbido de reportar o modo como os
seres terrestres comunicam.
Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa -
Universidade de Coimbra)