Últimas Notícias

FINANÇAS - Penacova entre as melhores câmaras nacionais a nível económico e financeiro


O Município de Penacova figura entre as melhores posições em vários parâmetros analisados e agora publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao exercício de 2015. Entre as 308 câmaras municipais do País, a de Penacova aparece em 8º lugar nas que apresentam menor passivo por habitante. E ficou a saber-se, quanto à análise ao índice de dívida total, que Penacova aparece em 14º lugar, tendo, inclusivamente, em relação ao ano anterior, aumentado a sua receita corrente e diminuído a dívida.

No que respeita à análise das despesas com Pessoal, Penacova figura, no contexto nacional, nos primeiros 35, tendo ficado na 26ª posição e obtido a melhor classificação em comparação com os outros municípios do distrito de Coimbra. De acordo com Humberto Oliveira, "temos demonstrado que com uma gestão moderna e eficiente conseguimos satisfazer de forma mais adequada os objetivos do município e dos seus munícipes, motivando os bons recursos humanos que temos, que são os nossos colaboradores, e desafiando-os para uma rota de progresso”.

Quanto às dívidas que os municípios têm a pagar, Penacova surge entre as que apresentam o menor valor de passivo exigível, figurando no 18º lugar no contexto dos 308 municípios portugueses, sendo esta rubrica uma das variáveis mais importantes da gestão financeira dos municípios, conforme refere a Ordem dos Contabilistas Certificados.

Também a Penaparque2, empresa municipal detida a 100% pela Câmara de Penacova, apresenta muito bons índices financeiros no quadro do País, aparecendo no 13º lugar nacional.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económicos de 2015. O Anuário incluiu uma análise detalhada do setor empresarial local, contando com a colaboração do Tribunal de Contas e das próprias empresas, tornando possível coligir informação relativamente às 188 empresas do setor municipal existentes no País.