Últimas Notícias

FUTEBOL DISTRITAL - Antevisão dos jogos deste fim de semana



Cumprido que está o primeiro terço da Divisão de Honra AFC, não deixa de ser curioso olhar para a pauta classificativa e ver que nas 10 primeiras jornadas, apenas em metade houve um líder isolado e que em outras tantas rondas a liderança foi sempre partilhada.

Neste capítulo, Sourense e Oliveira do Hospital são os conjuntos que mais têm passado no trono, sendo que no final da ronda 9 era o Condeixa quem estava no 1.º lugar sozinho. O Ançã teve o “trono” só para si, mas em cinco rondas dividiu a liderança.

Curiosamente, nenhum destes emblemas ostenta o melhor ataque da prova que, nas 10 primeiras rondas é do Penelense, com 27 remates certeiros, seguido de Condeixa (21) e Sourense (20). Em sentido inverso, Lousanense (7), Poiares (7) e Sepins (6) - os três últimos da classificação - são os que mais dificuldades têm para marcar.

Na retaguarda, apenas cinco das 16 equipas sofreram menos de 10 golos, ou seja, têm uma média inferior a um tento sofrido por jogo. O líder Sourense encaixou 5, Oliveira do Hospital e Pampilhosense sofreram 6, o Condeixa 7 e o Penelense 8. O Pereira, com 28 golos sofridos apresenta-se como a equipa mais batida da competição.

Jogos de candidatos

Amanhã, no arranque do segundo terço da Divisão de Honra AFC, atenções voltadas para a recepção do Penelense (4.º) ao Sourense (1.º), quando os dois conjuntos estão separados por 4 pontos.

O Condeixa (2.º) quer esquecer rapidamente o primeiro desaire da época (sofrido em Soure) diante do Pereira, numa partida (a única) agendada para as 18h00.

Em Oliveira do Hospital também há jogo interessante de seguir, com os oliveirenses (3.º) a receberem um Pampilhosense (6.º) que quer continuar “colado” à frente do “comboio”. Em “quebra” nas últimas rondas está o Ançã (um empate e duas derrotas e 2-8 em golos) que quer reentrar no caminho das vitórias na visita um regular Vinha da Rainha (8.º) que vem de quatro jogos a pontuar (dois empates e duas vitórias) e não sabe o que é perder em casa.

Na cauda luta-se por dias melhores, com Lousanense e Sepins em confronto directo a quererem “fugir” aos lugares de descida. O Poiares procura a primeira vitória na recepção ao Tocha que não vence nesta competição desde a 4.ª jornada.

Há dois jogos que vão certamente fazer mexer a pauta classificativa dada a proximidade pontual das equipas: Eirense-Febres e Vigor-União FC.

Acerto de contas e festa da Taça AFC

Na 1.ª Divisão AFC, Brasfemes (9.º) e Moinhos (6.º) fecham as contas da 8.ª jornada, amanhã à tarde, no Campo de Mualdes. À mesma hora, em Miranda do Corvo, joga-se para os oitavos-de-final da Taça AFC com Mirandense e Mocidade a disputarem uma vaga nos “quartos”. 

Ricardo Ferreira Santos - Diário de Coimbra