Últimas Notícias

NATAL - Escuteiros de Figueira de Lorvão trazem a «Luz da Paz de Belém» a Penacova



O Agrupamento de Escuteiros de Figueira de Lorvão vai realizar uma cerimónia sob o nome “Luz da Paz de Belém”, no próximo dia 15, pelas 21:15 horas, durante a Eucaristia celebrada na Igreja Matriz de Figueira de Lorvão, onde todos os interessados são convidados a trazerem uma vela (de preferência num suporte que permita levá-la acesa para casa). Depois cada um deve partilhar esta Luz com todos os seus familiares, amigos e conhecidos.

O projeto é uma iniciativa da emissora de rádio e televisão estatal austríaca, realizada com os escuteiros locais em colaboração com os escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes. Juntos, distribuem a “Luz da Paz”, acesa cada ano por um rapaz ou rapariga, austríacos, na gruta da Natividade, em Belém, que assinala o local do nascimento de Jesus. Posteriormente os escuteiros e guias a distribuem por paróquias, lares, hospitais, casas de idosos, prisões e outras associações e particulares que se queiram associar à iniciativa.

“A partilha duma pequena e frágil luz vinda de Belém recorda a todos os escuteiros o essencial da sua missão: vivemos para servir, anunciando com a vida que o acolhimento do Menino Jesus dá calor e beleza ao nosso”, refere o padre Luís Marinho, assistente nacional do CNE.

Sem nunca se apagar durante o percurso, a luz vai chegar ao território nacional trazida da Áustria por quatro escuteiros portugueses, que vão ter à sua espera mais de 1300 escuteiros de todo o país, no próximo Domingo, para receber e, depois, levar para as suas comunidades locais a Luz da Paz de Belém.

Portugal participa pela terceira vez neste projecto cabendo o acolhimento, em 2016, à Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de escutas (CNE).