DECO - Antes de viajar, que cuidados devo ter para proteger a minha saúde?


Chegaram as férias e a vontade de viajar aumenta. No entanto, devemos planear antecipadamente a viagem e não esquecer de um fator muito importante: a Saúde!

Antes de viajar, dirija-se, antecipadamente, ao serviço de Segurança Social onde está inscrito ou à Loja do Cidadão e solicite o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), gratuito e válido nos 28 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. O documento é válido por 3 anos e garante assistência médica em caso de acidente ou de doença. Caso viaje com a sua família será necessário um cartão para cada elemento. Se viajar para o Reino Unido, basta identificar-se com o cartão do cidadão.

O CESD dá acesso aos cuidados médicos nas mesmas condições que os residentes do país de acolhimento. Porém, este cartão não cobre as despesas se viajar apenas com o objetivo de obter tratamento médico. Além dos turistas, pode ser usado por quem residir no estrangeiro temporariamente, como por exemplo os estudantes.

A assistência não será negada caso não tenha o cartão, mas poderá ter custos. Deverá guardar todos os comprovativos das despesas para pedir o reembolso à Segurança Social ou, por exemplo, à ADSE, conforme o regime em que esteja inscrito, quando regressar a casa. Se viajar para fora da União Europeia, confirme junto da embaixada ou do Departamento de Acordos Internacionais da Segurança Social (driss@seg-social.pt) se existe algum acordo de proteção na saúde.

Se tomar medicamentos sujeitos a receita médica, leve-a e não exceda as quantidades necessárias para a viagem, pois pode levantar suspeitas.

Se viajar para países asiáticos, africanos ou sul-americanos, marque uma consulta do viajante, ou caso o especialista não esteja disponível, com o médico de família, com pelo menos um mês de antecedência.

Melanie Magalhães - DECO Centro

Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.