PENACOVA - Praias do Vimieiro e Reconquinho em tons de azul


As praias fluviais do Reconquinho e Vimieiro já têm hasteadas as bandeiras azuis, com a primeira a voltar a ser obsequiada com o símbolo de Praia Acessível. Numa altura em que o turismo está a “apoderar-se” do país e da região Centro em particular, o concelho de Penacova orgulha-se de possuir duas praias fluviais de reconhecida qualidade e com características singulares.

Em ambos os casos há muitas razões para partir à descoberta dos rios que as banham, oferecendo instalações dignas com tudo o que se pode necessitar, desde zonas de lazer a bar com esplanada, rampas de acesso, paredes-meias com a natureza.

As praias do Reconquinho e Vimieiro são duas das 33 fluviais em que a Bandeira Azul é hasteada a nível nacional este ano, o que traduz na perfeição das suas qualidades, «estando tudo a postos para uma época balnear memorável». Quem o diz é Humberto Oliveira, presidente do município, onde as bandeiras, agora hasteadas representam «um momento de grande regozijo para todos os penacovenses».

«É de extrema importância que, ao longo de todos estes anos consecutivos, termos nas nossas praias a Bandeira Azul e a bandeira da acessibilidade. Além de ser uma honra para nós termos este galardão, que visa a promoção do território, mas também nos permite dar a conhecer estes locais de lazer que servem para férias. Este também é um desígnio das nossas políticas de promoção do território que, ano após ano, temos procurado melhorar», afiançou Humberto Oliveira.

Para o presidente da autarquia, «este é um galardão de um conjunto de pessoas e identidades que muito têm trabalhado para manter a qualidade dos espaços, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), parceiro dos municípios que têm praias concessionadas, funcionários camarários, Bombeiros Voluntários de Penacova e GNR, que zelam pela segurança, bem como as pessoas que gerem o bar e que permitem o acompanhamento diário das infraestruturas».

Estes refúgios encantados no concelho, onde que a água cristalina faz as delícias de pequenos e graúdos para horas ou dias confortáveis à beira-rio são, sem margem para dúvida, um destino de eleição.

Para atrair pessoas, é preciso, quase todos os anos, um investimento, sobretudo se houver cheias. No entanto, o esforço vale sempre a pena. Se a praia do Reconquinho oferece um extenso areal com zona de merendas e um parque de campismo à beira do rio Mondego, a pitoresca praia do Vimieiro começa a ser um destino perfeito para quem procura aliar o melhor do charme rural ao lazer na natureza.

Em Penacova, está tudo pronto para uma época balnear de excelência nas praias do Reconquinho e Vimieiro, por onde vão passar milhares de pessoas durante o Verão que, teimosamemte, continua “escondido” entre o Inverno e a Primavera. A Praia Fluvial do Reconquinho passa a ostentar a Bandeira Azul pelo 7.º ano e a Praia Fluvial do Vimeiro pelo 2.º ano consecutivo.

Carlos Sousa – Diário de Coimbra


NOTA: 
Este ano, uma das novidades, que conta com o apoio da Fundação Vodafone, pela primeira vez, no Reconquinho, existirá uma cadeira anfíbia que permitirá que cidadãos com mobilidade reduzida possam banhar-se nas águas do Mondego.

Ao longo dos meses de julho e agosto serão desenvolvidas em ambas as Praias um conjunto de atividades de educação ambiental.

RECONQUINHO
Época Balnear: 30 de junho a 09 de setembro 2018
Horário Nadadores Salvadores (2): 11H00 – 18H00
Horário Cadeira Anfíbia: 11H00 – 13H00 | 14H00 – 18H00

VIMIEIRO
Época Balnear: 30 de junho a 09 de setembro 2018
Horário Nadadores Salvadores (2): 11H00 – 18H00


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.