BALANÇO - 2019 muito positivo para o Turismo Centro de Portugal
O ano de 2019 foi
extremamente positivo para a atividade turística no Centro
de Portugal e para a promoção da região enquanto destino. Os
indicadores favoráveis são patentes tanto a nível dos resultados estatísticos
da procura turística como nos prémios e distinções conquistados pela região ao
longo do ano.
Relativamente à procura
turística, e embora os números finais do ano ainda não sejam conhecidos, os
dados já existentes demonstram que 2019 terá sido o melhor ano de sempre para a
atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com o
INE – Instituto Nacional de Estatística, entre janeiro e outubro foram
contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% do que no mesmo
período de 2018, altura em que se registaram 3,41 milhões. De notar que em
2017, ano da visita do Papa Francisco a Fátima, nos mesmos 10 primeiros meses
houve 3,36 milhões de hóspedes. Recuando no tempo, verifica-se, a título de
exemplo, que entre janeiro e outubro de 2013 os hóspedes no Centro
de Portugal não chegaram aos 2 milhões (1,96 milhões) – um
crescimento de 82,46% em seis anos.
O mesmo nível de crescimento
é visível no número de dormidas (uma subida de 4,15% entre 2018 e 2019, e de
74,36% em relação a 2013) e nas receitas: entre janeiro-outubro de 2018 e
janeiro-outubro de 2019, há a registar um crescimento de 6,17% nos proveitos
totais da atividade turística no Centro de Portugal, que ultrapassaram
os 310 milhões de euros. Em 2013, note-se, os proveitos cifravam-se nos 150
milhões de euros – em seis anos são mais do dobro.
O crescimento registado pela procura do Centro de Portugal enquanto destino é verdadeiramente notável. Ano após ano, temos assistido a uma taxa de crescimento superior à média nacional e os dados de que já dispomos apontam para a certeza de que 2019 será mais um ano de recordes. Felicito os empresários da região e as entidades públicas e privadas do setor do turismo, que têm conseguido elevar o Centro de Portugal a uma posição que poucos julgariam possível há poucos anos, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
Prémios
prestigiam região
Mas não apenas os indicadores
estatísticos a dar conta da crescente notoriedade do Centro
de Portugal. Os prémios alcançados pela região a nível do turismo são
igualmente sintomáticos de uma visibilidade cada vez maior.
O filme promocional
apresentado em março de 2019 pelo Turismo Centro de Portugal, no qual o
espetador assume o papel de uma personagem de um vídeo-jogo passado na região,
conquistou audiências e prémios nos festivais internacionais onde foi exibido,
além de ser um êxito de visualizações online (422 mil ao dia de hoje). O filme,
intitulado “Turismo Centro de
Portugal: Are You Ready?” e produzido pela Slideshow, venceu nove
prémios e distinções em oito festivais mundiais, tendo sido o oitavo filme mais
premiado em festivais internacionais de cinema de turismo durante o ano de
2019, entre os mais de 3000 filmes de turismo produzidos. A saber, conquistou
os seguintes prémios: 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no
Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia (novembro); Vencedor dos
“People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria "Destinos Turísticos
– Regiões", no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo,
Torres Vedras (outubro); Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT
Festival, Polónia (outubro); finalista na categoria “Filmes de Turismo",
no Cannes Corporate Media & TV Awards, França (setembro); “Silver Wave”,
referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival
Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro); 3.º
classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de
Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (junho); Melhor Filme na
categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia (maio); e
"Best Production Design" no Terres Festival, Espanha (maio).
O Turismo
Centro de Portugal conquistou ainda o galardão de “Melhor Região de
Turismo Nacional”, atribuído nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que
distinguem o melhor que se faz no turismo durante o ano, e o galardão
“Turismo”, nos Litoral Awards, um evento que premeia o mérito e a excelência de
marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga. O seu presidente, Pedro
Machado, foi ainda honrado
com o prémio Excelência – Personalidade do Ano 2018, na gala dos Prémios AHRESP
- Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Iniciativas
projetam Centro de Portugal
Ao longo de 2019, foram
várias as iniciativas da Entidade Regional de
Turismo do Centro de Portugal – ou apoiadas por esta – que levaram mais longe o nome
e a marca Centro
de Portugal.
Exemplos paradigmáticos
foram o regresso do Rali de Portugal às estradas da região, o lançamento dos
roteiros “Road Trips Centro de Portugal”, a 12.ª edição do festival de cinema
de turismo ART&TUR, em Torres Vedras, o 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê
Portugal”, em Castelo Branco, ou a exposição itinerante “Turismo Centro de
Portugal - Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca", que
percorreu o país.
As obras de
requalificação dos Welcome Centers de Leiria e Aveiro, ambas executadas em
2019, constituíram um sinal muito claro de que o conforto dos visitantes esteve
na primeira linha das preocupações do Turismo Centro de Portugal.
Finalmente, a
apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e do novo
Plano de Marketing da entidade regional de turismo marcou o final do ano, ao
apontar as principais linhas orientadoras para os próximos dez anos.
Fechámos o ano de 2019 com o sentimento de dever cumprido. Ao longo dos 12 meses, testemunhámos uma evolução clara da região, quer ao nível dos resultados quer dos eventos e iniciativas e até das expetativas em relação ao futuro. Estamos certos de que, com o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico e o novo Plano de Marketing, a região construiu os alicerces sobre os quais se vai sustentar o seu crescimento futuro, sublinha Pedro Machado.
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