Últimas Notícias

MOBILIDADE - SIT é o nome da nova entidade de transportes intermunicipais


O Sistema Intermunicipal de Transportes (SIT) é a designação da entidade que vai gerir o serviço de transportes rodoferroviários de toda a área da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC).

António Rosado – Diário As Beiras

A imagem da nova marca de transportes foi apresentada na passada quinta-feira pela primeira vez em Coimbra, nas instalações da CIM-RC, e será visível, dentro de um ano, nos veículos de transporte de todo o sistema, bem como nas paragens e nos títulos de transporte, cuja bilhética e tarifário será comum a todos os 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal.

O orçamento do SIT para 2020 é de 2,4 milhões de euros (aguarda aprovação), correspondente a o PART (Programa de Ação de Redução Tarifária), que compara com 1,7 milhões de euros de 2019.

Intermodalidade e descarbonização

A apresentação do SIT esteve ontem a cargo do secretário-geral da CIMRC, Jorge Brito, durante a conferência “Intermodalidade e Descarbonização”. A gestão do SIT será feita, em regime de concessão, por um consórcio público privado, envolvendo as 19 autarquias e os operadores de transportes existentes, com a empresa que vier a vencer o concurso público internacional a lançar para o efeito.

Para Jorge Brito, “a mobilidade é o principal fator de coesão da região”, destacando o desafio que a CIM-RC tem pela frente, pelo facto de ser a de maior área do país e a mais heterogénea, comportando diversos operadores rodoviários, o Serviço Municipal de Transportes em Coimbra, ligações ferroviárias regionais e o futuro Sistema de Mobilidade do Mondego.

Qualidade e rapidez atrairá mais utilizadores

Aumentar a fiabilidade da resposta” dos transportes é um fator crítico do sucesso do sistema, considera o responsável, com o objetivo de cativar um maior número de passageiros, utilizadores do transporte público e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de carbono nos transportes da região em 20 por cento, desde 2015 e até 2023.

Para isso serão também “introduzidas novas variantes de mobilidade” como será o caso do SITFlexível, que é um sistema de transporte a pedido, cujo projeto-piloto vai ter início no próximo mês de fevereiro em Góis e Pampilhosa da Serra. O sistema contempla a requisição de transporte até às 15h da véspera da viagem pretendida pelo passageiro, com preço tabelado, equivalente ao transporte público, mas efetuado, neste arranque do processo, por táxi.


Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.