Últimas Notícias

CULTURA - "A Assassina da Roda", em livro, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Penacova




"A Assassina da Roda”, natural de Figueira de Lorvão, vai ser dada a conhecer, desta vez num romance histórico, que será apresentado dia 7 de março na Biblioteca Municipal de Penacova.

Luiza de Jesus é aqui apresentada pelas palavras de Rute de Carvalho Serra, como a última mulher executada em Portugal.

Nasceu em Figueira do Lorvão (Penacova) moraria em Gavinhos, mas os crimes por que foi condenada foram praticados em Coimbra. A história conta que Luiza de Jesus foi condenada, em 1772, à pena de morte por enforcamento pelo assassinato de 33 crianças expostas na roda da Misericórdia de Coimbra. A mulher confessou que matou 28, mas foram encontrados 33 corpos dos 34 desaparecidos.

Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova. Os horríveis e sanguinários pormenores da execução pública desta assassina serão suficientes para que a «memória de semelhante monstro» não desapareça?

O livro publicado pela Guerra e Paz editora tem apresentação marcada para as 15h30m do dia 7 de março. A sessão conta com a participação do professor David de Almeida e do vice-presidente do município, João Azadinho.

Sobre a autora

Rute Alexandra de Carvalho Frazão Serra, Licenciada em Direito, Pós-Graduada em Gestão Pública, Mestre em Direito – Ciências Jurídico-Políticas (tese de mestrado publicada na Revista Jurídica digital “Data Venia”). Exerce atualmente funções de auditoria pública externa, junto do Tribunal de Contas de Portugal.

Ao longo de dezoito anos de atividade profissional na Administração Pública, foi técnica superior na extinta Direção-Geral de Viação, e exerceu funções dirigentes, durante oito anos, na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (chefe de divisão do Gabinete de Inspeção e Assuntos Internos, Inspetora-Chefe da Delegação de Santarém e Inspetora-Diretora da Unidade Regional do Norte).

Docente convidada em cursos de Pós-Graduação e Mestrado, na área da Investigação Criminal e Criminologia. Formadora nas áreas do direito penal, processual penal e contraordenacional, em diversos cursos de acesso à carreira inspetiva. Foi preletora em inúmeras sessões de esclarecimento dirigidas a operadores económicos. Representou externamente a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na República Popular da China. Membro do Observatório de Economia e Gestão de Fraude.

Colabora regularmente com diversos órgãos de comunicação social, em especial sobre matérias do domínio da fraude.




Sem comentários


Leia as regras:

1 - Os comentários ofensivos não serão publicados.
2 - Os comentários apenas refletem a opinião dos seus autores.